28/03/2010 - 19h17

Costa do Marfim anuncia Sven-Goran Eriksson como seu novo treinador

Das agências internacionais
Em Abidjan (CDM)

A Costa do Marfim anunciou, neste domingo, o sueco Sven-Goran Eriksson como seu novo treinador. O ex-comandante das seleções da Inglaterra e do México terá a responsabilidade de liderar Didier Drogba e companhia na Copa do Mundo da África do Sul.

O anúncio foi feito na televisão marfinense, mesmo mecanismo utilizado para a demissão de Valid Halilhodzic há cerca de um mês. Eriksson “venceu” uma disputa com nomes como Mark Hughes e Bernd Schuster, que também estavam sendo ligados ao cargo.

Antes deles, o favorito para a vaga era o holandês Guus Hiddink, que teria sido indicado por Drogba, mas recusou a proposta. O momento mais notável da carreira de Eriksson foi à frente da Inglaterra, que comandou nas Copas do Mundo de 2002 e 2006, sem grandes resultados.

Além disso, o sueco ainda passou, discretamente, pelo México entre 2008 e 2009. O baixo aproveitamento nas eliminatórias para a Copa, porém, fez com que a federação local o demitisse em abril do ano passado, com menos de um ano no cargo.

Curiosamente, o sueco vai para uma seleção em que a pressão também é intensa. Seu antecessor, Halilhodzic, vinha de uma série invicta de 23 jogos, mas foi demitido após cair prematuramente na Copa Africana de Nações, nas quartas, para a Argélia.

A Costa do Marfim é uma das adversárias do Brasil na primeira fase do Mundial, ao lado de Coreia do Norte e Portugal. Sven-Goran só enfrentou a seleção nacional em uma oportunidade, como comandante da Inglaterra, em 2002. Na ocasião, os comandados de Luiz Felipe Scolari fizeram 2 a 1 nos europeus, nas quartas de final.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host