23/03/2010 - 16h19

Sob comando interino, federação inglesa tenta evitar crise antes da Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Ian Watmore ficou menos de um ano no cargo de diretor executivo da federação inglesa de futebol

    Ian Watmore ficou menos de um ano no cargo de diretor executivo da federação inglesa de futebol

A federação inglesa de futebol (FA, em inglês) anunciou nesta terça-feira um diretor executivo interino, após a demissão inesperada no dia anterior de Ian Watmore, que ficou menos de um ano no cargo e saiu sem uma explicação oficial. Rumores na imprensa inglesa dão conta de que ele tinha problemas pessoais com o presidente da liga nacional, Sir David Richard. Os boatos foram negados pela entidade, que nomeou o chefe de operações Alex Horne até o ano que vem, quando deverá trocar de comando definitivamente.

A saída conturbada de Watmore pode afetar a preparação da seleção inglesa para a Copa do Mundo, já que o ex-diretor vinha dando mais liberdade ao técnico do time nacional do que seus predecessores. Essa postura ficou evidente no escândalo sexual de John Terry, que teve a faixa de capitão retirada pelo treinador Fabio Capello, sem que a federação interferisse de forma definitiva.

Por isso, o diretor interino Alex Horne deverá manter a mesma atitude em relação à equipe de Capello, mantendo certo distanciamento às vésperas da Copa do Mundo para que não haja reflexos dessa crise interna da federação no futebol da seleção inglesa. Pelo mesmo motivo, o anúncio do novo titular foi adiado para o ano que vem.

De acordo com o jornal Telegraph, Ian Watmore chegou a conversar com Capello antes de anunciar a sua demissão. Ele teria explicado ao treinador as suas razões e feito um agradecimento. Ainda na última sexta-feira, o ex-diretor avisou ao presidente da federação, Lord Triesman, que iria pedir demissão. Triesman tentou persuadi-lo a ficar, e Watmore ficou de responder até segunda-feira.

No fim de semana, um vazamento de um email confidencial sobre a nomeação de um novo diretor de comunicações deixou Watmore furioso. Fontes ouvidas pelo Telegraph dão conta de que ele não conseguia exercer comando, sentia-se blindado e achava que suas propostas estavam sendo bloqueadas pela mesa de diretores. O vazamento foi a gota d’água para Watmore, que respondeu a mensagem de maneira furiosa e confirmou sua demissão na segunda-feira.

Apontado como o pivô da saída do ex-diretor executivo, o presidente da liga nacional, Sir David Richards, foi ouvido pelo jornal The Guardian sobre o assunto e negou desentendimento com Ian Watmore, o que foi confirmado pela FA: “A mesa de diretores está certa de que não houve bloqueio de propostas e não aceita a versão de que a saída de Ian foi resultado de qualquer atrito pessoal”, informou o comunicado da federação.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host