17/03/2010 - 14h22

Parreira diz que amistoso com Cruzeiro é aprendizado para sul-africanos

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

O técnico Carlos Alberto Parreira disse que o amistoso com o Cruzeiro, ao lado do confronto com a seleção do Paraguai ainda neste mês, é o ponto alto desta etapa da preparação da África do Sul, país-sede da Copa do Mundo que começa em junho. Para o treinador, o jogo desta quarta-feira, às 21h50 (horário de Brasília), no Mineirão, servirá de aprendizado aos sul-africanos.

“Com certeza a gente vai sair daqui bem melhor do que chegamos”, observou Parreira, em entrevista à TV Globo Minas. A delegação da África do Sul desembargou em Belo Horizonte na noite de terça-feira. A anfitriã da Copa de 2010 enfrenta os paraguaios em 31 de março, em Assunção.

“O ponto alto dessa excursão são os dois jogos contra o Cruzeiro e contra a seleção do Paraguai”, afirmou. “Para nós é muito bom pegar um time da categoria do Cruzeiro, que é um time muito bom tecnicamente, vai jogar no Mineirão. Eu acho que é um aprendizado que não tem valor”, acrescentou o treinador, que comandou a seleção brasileira na conquista da Copa de 1994.

A preparação sul-africana no Brasil ocorreu na Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. A equipe comandada por Parreira disputou três amistosos: empatou com o Volta Redonda por 0 a 0, goleou os juniores do Fluminense por 8 a 0 e derrotou o Boavista por 2 a 0.

Segundo Parreira, o futebol brasileiro é referência para a seleção da África do Sul, que ainda busca sua identidade. “A gente tem muitos treinadores de vários países de origem diferente, alemães, holandeses, espanhóis, italianos, sérvios, por ai a fora, então é uma salada de frutas muito grande. O futebol da África do Sul, digo a seleção, não tem uma identidade”, disse.

“Acho que a melhor identidade, o melhor estilo a ser implementado é exatamente esse, bola no chão, toque de bola. E nada melhor do que vir ao Brasil para aprender isso. Ninguém melhor do que nós brasileiros tocamos a bola, jogamos com a bola no chão, fazemos essa movimentação de rodízio de bola, de jogadores, e todo mundo com qualidade técnica”, acrescentou o treinador.

Para ele, o Cruzeiro será fundamental na preparação da África do Sul. “O Cruzeiro, para nós, vai ser um modelo a ser seguido, pela qualidade, pelo alto nível do time, pela maneira como eles vêm jogando, pela maneira que nos últimos anos eles montaram uma equipe poderosa tecnicamente. Eu acho que vai ser um jogo interessante para nós. Vamos aprender bastante coisa, sem dúvida alguma”, ressaltou.

 

O CRUZEIRO NO TWITTER

Parreira espera que Cruzeiro cumpra o prometido e entre com força máxima nesta quarta-feira, apesar de ser um jogo amistoso.

 

“Queremos que eles joguem também. Não é só ficar atrás defendendo. Viemos aqui para aproveitar. Aproveitar o jogo, sair para o jogo. O resultado, evidentemente, é sempre importante, é uma seleção, o país está todo olhando, angustiado, vendo como está essa formação da equipe, o resultado é importante. Mas tão importante quanto o resultado neste momento, para mim, é aproveitar a experiência e jogar”, observou o treinador.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host