04/03/2010 - 15h51

Por agilidade em obras, vice-prefeito de Porto Alegre quer isenção de impostos

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A agilidade nas obras do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, para receber partidas do Mundial depende de um fator: isenção de impostos. Pelo menos este é o ponto de vista de José Fortunati, vice-prefeito de Porto Alegre e secretário Extraordinário da Copa de 2014.

Fortunati disse que o Internacional aguarda a decisão do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) sobre seu pedido de isenção de tributos, entre eles ICMS e ISS. Segundo o vice-prefeito de Porto Alegre, a decisão deve sair até o dia 27.

Além disso, Fortunati comentou sobre o andamento das obras na capital gaúcha. Segundo ele, já foram iniciados os trabalhos para o alargamento da pista do aeroporto, com remoção de famílias próximas da região, e um trabalho socioambiental exigido pela Fifa.

“O que nós estamos aguardando é a decisão sobre sete obras com financiamento da Caixa Econômica Federal, reivindicadas ao governo federal. Tivemos a resposta hoje, do ministro Orlando Silva, de que a ministra Dilma (Rousseff, chefe da Casa Civil), deverá fazer um encontro com o prefeito (José) Fogaça na próxima semana, batendo o martelo”, disse, em entrevista publicada pela Agência Brasil.

O vice-prefeito não perdeu a chance de entrar na polêmica sobre o local do primeiro jogo do Mundial-2014. “Ficaremos em condições de abrigar qualquer etapa da Copa, inclusive a abertura”, disse. Nas últimas semanas, a Fifa criticou o projeto apresentado para o estádio do Morumbi, mesmo com a realização de algumas mudanças.

Fortunati aproveitou para criticar o ministério do Turismo, que não daria a atenção necessária para o Rio Grande do Sul. “É como se nós não existíssemos no mapa turístico do Brasil e nós não vamos aceitar que Porto Alegre tenha um tratamento inferior às demais cidades brasileiras. É como se o Brasil fosse só carnaval e praia”, reclamou.

Nesta quinta-feira, Fortunati está em Brasília para participar de uma reunião com Orlando Silva, ministro do Esporte. No encontro, que conta com a participação de representantes das sedes da Copa, será discutida a Matriz de Responsabilidades – conjunto de compromissos de todas as partes envolvidas na realização do torneio.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host