04/03/2010 - 20h06

No grupo do Brasil, Coreia do Norte empata com a Venezuela em jogo de 80 minutos

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Adversária do Brasil na estreia da Copa do Mundo da África do Sul, a Coreia do Norte empatou com a Venezuela por 1 a 1 nesta quinta-feira em amistoso disputado no país da equipe sul-americana. A partida foi encerrada cinco minutos antes do comum, uma vez que a noite caiu na cidade de San Felipe e impediu o prosseguimento do jogo. O primeiro tempo também teve a mesma duração. Isso seguia  um acordo entre as duas equipes, uma vez que a partida se iniciou uma hora depois do inicialmente programado, e o sol começou a se pôr durante a etapa complementar.

Os norte-coreanos tiveram muitos problemas antes de entrar em campo contra a Venezuela. A delegação teve a bagagem extraviada a caminho da América do Sul, e os jogadores precisaram atuar usando os uniformes reservas da seleção local. Além disso, os asiáticos viram um amistoso contra o Chile ser cancelado devido ao terremoto que atingiu o país no último sábado.

Para a Venezuela, ficou o gosto amargo de ter mais um resultado negativo em casa. A seleção sul-americana perdeu na última quarta-feira para o Panamá por 2 a 1, sendo que o gol do time da casa foi marcado somente aos 45min do segundo tempo, de pênalti.

A Coreia do Norte enfrenta a seleção brasileira no dia 15 de junho, às 15h30, em Johanesburgo. Além das duas equipes, também compõem o Grupo G os times de Portugal e Costa do Marfim.

O jogo

Os norte-coreanos precisaram de apenas seis minutos para abrir o placar. Chol Man cobrou falta e venceu o goleiro Morales. O gol acendeu o time da casa para o jogo, que começaram a pressionar a defesa do adversário. Aos 8min, Del Valle alçou bola na área e na sequência o ataque venezuelano mandou para fora.

A equipe visitante apareceu bem novamente aos 15min, em chute de Song Chol, que exigiu boa defesa de Morales. Após esta investida norte-coreana, o jogo ficou truncando no meio de campo, com os asiáticos mantendo a posse de bola.

As poucas chances saíam na bola parada. Peña cruzou bola na área em cobrança de falta aos 35min, e a defesa norte-coreana mandou para fora. Dois minutos depois, Orozco bateu falta e Kwang Min defendeu com facilidade. Não houve mais tempo para uma reação venezuelana no primeiro tempo, uma vez que a etapa foi encerrada aos 40min.

Depois do intervalo, o empate sul-americano saiu com apenas um minuto de jogo. Peña foi derrubado na área e ele mesmo converteu a penalidade, igualando o placar. O gol animou os venezuelanos e Moreno conseguiu uma boa arrancada aos 12min, mas perdeu a bola na marcação adversária.

Sem conseguir tocar a bola, os norte-coreanos arriscavam lançamentos em profundidade, mas não levavam perigo à defesa venezuelana. Já os sul-americanos controlavam a posse de bola e eram detidos pela marcação asiática.

Mas não houve tempo para que as equipes buscassem a vitória. A partida foi encerrada aos 40min, quando a escuridão impediu que o jogo tivesse condições de prosseguir.

VENEZUELA 1 X 1 COREIA DO NORTE

Venezuela
Morales; Morales; Pernía (Clavijo), Perozo, Salazar e Granados (Lujano); A. Flores (F. Flores), Di Giorgi, Peña e Cordero (Orozco); Del Valle (Moreno) e Farías (García)
Técnico: César Farias

Coreia do Norte
Kwang Min; Myong Il, Yong Jin, Pak Nam e Ri Kwang; Song Chol, Yong Nam, Ri Chol e Yong Gi; Chol Man e Kwang Ryong
Técnico: Kim Jong-Hun

Data: 4/3/2010, quinta-feira
Local: Estádio Olímpico Florentino Oropeza, em San Felipe (Venezuela)
Árbitro: Francisco Peñuela (COL)
Cartão amarelo: Di Giorgi (VEN)
Gols: Chol Man, aos 6min, do primeiro tempo, e Peña, aos 3min do segundo tempo.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host