Lefteris Pitarakis/AP

Dunga cumprimenta Robinho durante amistoso da seleção brasileira contra a Irlanda

03/03/2010 - 07h00

Time de Dunga muda metade desde 2006 e vê Robinho campeão de jogos

Bruno Freitas e Erich Beting
Em Londres (Inglaterra)

Um olhar para trás, desde o início do trabalho de Dunga à frente da seleção, revela o que mudou e o que se consolidou nas convicções do treinador ao longo de três anos e meio de comando e quase 90 jogadores convocados (89, precisamente). Da equipe escalada para o primeiro jogo do ciclo, poucos remanescentes chegaram às vésperas da Copa. Além disso, a contagem de número de partida mostra Robinho e Gilberto Silva como os campeões de presença em campo.

A ERA DUNGA

PRIMEIRO JOGO

16/08/2006 - Brasil 1 x 1 Noruega

Gomes; Cicinho (Maicon), Lúcio, Juan (Alex), Gilberto; Edmilson (Dudu Cearense), Gilberto Silva, Elano (Júlio Baptista), Daniel Carvalho (Vagner Love); Robinho e Fred
ÚLTIMO JOGO

02/03/2010 - Brasil x Irlanda

Júlio César, Maicon (Carlos Eduardo), Lúcio (Luisão), Juan, Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires (Daniel Alves), Kaká; Robinho (Nilmar) e Adriano (Grafite)

Dunga fez a sua estreia como técnico da seleção no empate por 1 a 1 com a Noruega em agosto de 2006, poucas semanas depois da eliminação do Brasil na Copa da Alemanha. Neste jogo em Oslo, o treinador usou nomes que acabaram perdendo espaço ao longo da trajetória nas eliminatórias e demais competições, como Gomes, Cicinho, Dudu Cearense, Daniel Carvalho e Vagner Love.

Na partida que abriu a 'era Dunga', quatro nomes entre os titulares se sustentaram do começo ao fim com prestígio em alta, apesar de oscilações e algumas lesões. Lúcio, Juan, Gilberto Silva e Robinho estavam naquele amistoso, bem como no jogo com a Irlanda na última terça-feira em Londres, no último compromisso do ciclo, antes da definição da lista para o Mundial.

Além deles, Maicon e Júlio Baptista estiveram na partida na Noruega e acabaram ganhando espaço no grupo de Dunga até as vésperas da Copa.

O lateral-direito Maicon, aliás, figura no ranking dos cinco jogadores que mais atuaram em jogos da seleção de Dunga. O jogador da Inter de Milão ocupa a terceira posição nesta relação, com 44 partidas, apenas três a menos que a dupla Robinho e Gilberto Silva, os mais usados neste atual ciclo.

O TOP 5 DE DUNGA

Gilberto Silva - 47 jogos
Robinho - 47 jogos
Maicon - 44 jogos
Elano - 40 jogos
Julio Cesar - 36 jogos

"Deixamos uma boa impressão e mostramos que estamos entrosados. Agora é fazer nosso trabalho nos clubes e esperar a lista", disse Robinho, homem de confiança de Dunga desde que se indispôs com o Real Madrid para ser liberado para a Copa América na data que o treinador queria [o que acabou não acontecendo].

 

Com 40 jogos, o meio-campo Elano aparece em quarto lugar da lista. O jogador do Galatasaray participou do primeiro jogo de Dunga e estava convocado para o amistoso desta semana contra a Irlanda e só não entrou em campo em razão de uma lesão no tornozelo esquerdo.

O "Top 5" de Dunga se completa com Júlio César, que completou na última terça contra os irlandeses 36 partidas no ciclo atual da seleção. A diferença do goleiro em relações aos demais da relação foi o seu ingresso na equipe.

Júlio César só começou a atuar com Dunga na seleção no oitavo jogo do ciclo, já em março de 2007, contra o Chile, em amistoso na Suécia. Antes dele, Gomes e Hélton se revezaram como goleiro titular do treinador.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host