02/03/2010 - 17h24

Pelé não vê Ronaldinho na Copa, mas diz que levaria Neymar

Bruno Doro
Em São Paulo
  • <strong>COMO O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA</strong> <p>O Museu Pelé deve sair do papel nas próximas semanas. Segundo o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, as obras de fundação dos prédios que irão receber o local começam ainda neste mês.</p> <p>O plano é abrir o Museu em 2012, nos mesmos moldes do Museu da Língua Portuguesa, do centro de São Paulo. Queremos criar uma experiência interativa, com holografias recriando movimentos do Pelé, explicou Papa.</p> <p>Com o início das obras, o Museu Pelé entra em sua segunda fase. A primeira consistiu no trabalho de arqueologia nos dois prédios que irão receber o acervo, no centro histórico da cidade. A reforma dos dois edifícios foi orçada em cerca de 20 milhões. Agora, podemos começar a buscar o acervo, afirmou o prefeito.</p>

    COMO O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

    O Museu Pelé deve sair do papel nas próximas semanas. Segundo o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, as obras de fundação dos prédios que irão receber o local começam ainda neste mês.

    O plano é abrir o Museu em 2012, nos mesmos moldes do Museu da Língua Portuguesa, do centro de São Paulo. "Queremos criar uma experiência interativa, com holografias recriando movimentos do Pelé", explicou Papa.

    Com o início das obras, o Museu Pelé entra em sua segunda fase. A primeira consistiu no trabalho de arqueologia nos dois prédios que irão receber o acervo, no centro histórico da cidade. "A reforma dos dois edifícios foi orçada em cerca de 20 milhões. Agora, podemos começar a buscar o acervo", afirmou o prefeito.

Neymar, sim. Ronaldinho? Não. Para a Copa do Mundo, Pelé levaria o prodígio do Santos, mas considera o Mundial da África do Sul, em junho, longe do craque do Milan.  Em evento promocional do Museu Pelé nesta terça-feira, o Rei elogiou as recentes exibições de Neymar e admitiu que, se fosse o treinador da seleção brasileira, o convocaria.

“Como treinador, eu levaria o Neymar. Ele é um garoto muito vivo. É verdade que é novo, mas eu, com 16 anos, fui para a Copa. Se alguém tem talento, pode jogar em qualquer lugar”, comentou Pelé, antes de assistir ao amistoso entre Brasil e Irlanda nesta terça.

A pressão, porém, veio com um afago a Dunga, técnico da seleção. O gaúcho já avisou que a convocação para a Copa não terá surpresas e Neymar nunca foi lembrado. “Eu sei que o Neymar chegou um pouco atrasado. O Dunga já tem um time montado, e teria que tirar alguém de lá para colocar o garoto. E isso eu acho que ele não vai fazer”.

Sobre Ronaldinho Gaúcho, Pelé não foi tão enfático. Ele elogiou o futebol do meia do Milan, mas não disse, com todas as palavras, se chamaria o jogador. “Não basta para o Ronaldinho estar jogando bem agora se estava jogando mal antes. É engraçado. Quando o Dunga tirou todo mundo que estava mal fisicamente do time, todos elogiaram. Agora todos criticam porque o Ronaldinho não está lá. Foi o Ronaldinho que se desconvocou, se ele estivesse fazendo o que está fazendo agora quando o Dunga começou, ninguém teria dúvida de que ele iria para a Copa”.

Segundo o Rei do Futebol, exemplos como esse o fizeram desistir da carreira de treinador. “Por isso eu não sou técnico. No começo, quando o Dunga começou o trabalho, todo mundo duvidava. Falavam que ele não tinha experiência, que nunca tinha treinado uma seleção, mas ele foi lá, montou o time, se classificou e terminou elogiado”, completou.

Brincadeira com o Corinthians

Além de discutir seleção, Pelé também falou do clássico entre Santos e Corinthians, no último domingo. E ele voltou a falar de Neymar, um dos destaques da vitória do time da Baixada por 2 a 1.

Ele absolveu o garoto pelo lance com o zagueiro Chicão, em que o atacante deu um chapéu no rival com a bola parada. "Eu conversei com ele depois do jogo, mas acho que ele só errou ao pegar a bola na mão. O chapéu foi lance de jogo. Talvez ele nem tenha ouvido o apito do árbitro", divertiu-se.

Além disso, ele aproveitou para brincar com o Corinthians. Questionado sobre o que o time do Parque São Jorge representava em sua carreira, o Rei perguntou se o repórter era corintiano e emendou: "Como eu vou ter raiva do Corinthians se em toda a minha carreira eu só tive alegrias quando o enfrentei?"
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host