01/03/2010 - 07h00

Concorrentes de Ronaldinho por Copa evitam confrontar lobby pró-milanista

Bruno Freitas
Em Londres (Inglaterra)
  • Pato comemora gol do Milan com Ronaldinho, que participou da jogada neste domingo; jogador segue fora dos planos de Dunga para a Copa do Mundo

    Pato comemora gol do Milan com Ronaldinho, que participou da jogada neste domingo; jogador segue fora dos planos de Dunga para a Copa do Mundo

A Europa se encantou de novo por Ronaldinho, que, se ainda não reencontrou seu ápice técnico, vive no Milan seu melhor momento em muitos anos. No Brasil, o jogador conta com defensores ferrenhos, entre torcedores e formadores de opinião na mídia. E é com essa onda a favor do meia-atacante gaúcho que a seleção faz em Londres seu último teste antes da convocação para a Copa do Mundo.

Na Itália, longe da seleção, Ronaldinho teve no último domingo grande atuação na vitória do Milan sobre a Atalanta pelo Campeonato Italiano e reforçou a atenção dos últimos tempos em torno de seu nome. Em outro lugar da Europa, em Londres, local da partida com a Irlanda nesta terça (17h05, de Brasília, com acompanhamento do Placar UOL Esporte), os jogadores convocados para o amistoso se apresentaram à comissão técnica e foram confrontados com o tema. Nas respostas, a saída sem riscos da diplomacia.

Apesar de o último teste antes do Mundial ter caráter praticamente definitivo para a lista da Copa, os jogadores de meio-campo, que teoricamente têm Ronaldinho como concorrente, dizem que mudanças até a lista final são ainda possíveis, que não existe vaga já 100% assegurada. Mesmo assim, usam a moderação para evitar se expor com algum comentário que insinue rivalidade com a estrela do Milan.

"O Dunga que decide, o jogador tem que se preocupar em jogar", afirmou Elano, sobre uma suposta concorrência com Ronaldinho por uma vaga no meio. "É até difícil falar do Ronaldinho, dele como pessoa, dele como jogador. É um dos melhores do mundo, está na história", emendou o jogador do Galatasaray.

"O importante é que o Ronaldinho está feliz, procurando seu espaço e mostrando um bom futebol", comentou Kleberson, outro que briga por um espaço no meio-campo de Dunga, mais como marcador, sem se aprofundar.

Mesmo quem não é natural da posição, como o lateral-direito Daniel Alves, falou sobre a teórica concorrência com Ronaldinho, em razão de já ter sido aproveitado na seleção no meio-campo em algumas oportunidades, como nas últimas edições de Copa América e Copa das Confederações.

"Cabe a eles (Dunga e Ronaldinho) chegarem a um acordo, não a mim a pensar nisso. Mas ele é um jogador de uma qualidade tremenda. Só que cabe ao Dunga tomar esta decisão", afirmou o jogador do Barcelona.

Sem Ronaldinho, Dunga surpreendeu ao convocar na última hora o jovem Carlos Eduardo, do Hoffenheim – o chamado veio combinado com a chance para Grafite, substituto do lesionado Luís Fabiano. Convocado no sábado, a ex-revelação gremista é mais um nome testado na posição que tem a estrela do Milan como um dos candidatos momentaneamente descartado.

Além de Carlos Eduardo e dos jogadores já citados, Dunga também relacionou para o amistoso contra a Irlanda no Emirates Stadium os meias Kaká, Júlio Baptista e Ramires.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host