10/02/2010 - 07h00

Na véspera da Copa, futebol brasileiro resgata jogadores da geração de 2006

UOL Esporte
Em São Paulo
  • Robinho, que voltou ao Santos, e Rogério Ceni, do São Paulo, participaram da Copa da Alemanha

    Robinho, que voltou ao Santos, e Rogério Ceni, do São Paulo, participaram da Copa da Alemanha

Com a volta do lateral-direito Cicinho ao São Paulo, confirmada nesta terça-feira, o futebol brasileiro conta com nove jogadores que disputaram a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. O volante Emerson, que seria o décimo da lista, está sem clube. Ele deixou o Milan, da Itália, para jogar pelo Santos, no ano passado, mas rescindiu contrato em outubro, depois de sofrer uma lesão.

Além de Cicinho, o São Paulo conta com o goleiro Rogério Ceni, que nunca atuou no exterior. Com poucas chances de disputar o Mundial da África do Sul, o atacante Ronaldo e o lateral-esquerdo Roberto Carlos são as principais atrações do Corinthians na Libertadores.

O atacante Fred, que veio do Lyon, da França, ajudou a livrar o Fluminense do rebaixamento, na reta final do Campeonato Brasileiro do ano passado. O atacante Adriano, ex-Internazionale de Milão, conduziu o Flamengo ao título do Campeonato Brasileiro de 2009.

O futebol mineiro também conta com jogadores de seleção. No Atlético-MG, o meia Ricardinho é o organizador do time treinado por Vanderlei Luxemburgo. No Cruzeiro, a atração é o lateral/meia Gilberto, principal surpresa na lista de convocados anunciada pelo técnico Dunga nesta terça-feira, para o último amistoso antes da Copa. O jogo contra a Irlanda será disputado em Londres, na Inglaterra, no dia 2 de março.

Antes de Cicinho, que veio do Roma, da Itália, o caso de maior impacto envolveu o retorno de Robinho ao Santos, na semana passada. O atacante, que estava esquecido na reserva do Manchester City, da Inglaterra, voltou ao país com um plano: voltar a exibir um bom futebol e se manter entre os convocados de Dunga para a Copa da África do Sul.

A estratégia traçada pelo craque está dando certo. Robinho estreou neste domingo com o gol da vitória de 2 a 1 no clássico contra o São Paulo, pelo Campeonato Paulista. E o gol foi com estilo. Robinho, que estava entre os reservas, entrou na segunda etapa e marcou, de letra. Nesta terça-feira, ele apareceu entre os confirmados na última convocação do ano, carimbando o passaporte para a Copa.

Assim como Robinho, Cicinho também falou na possibilidade de disputar o Mundial, apesar das poucas chances, já que Dunga conta com Maicon e Daniel Alves para a posição. “Se falar que não acredito, vou estar mentindo, mas por outro lado acho antiético falar isso sabendo dos jogadores que estão lá hoje. O Maicon e o Daniel Alves têm a confiança do Dunga”, disse.

O futebol brasileiro conta com os quatro atacantes que ficaram à disposição do então técnico Carlos Alberto Parreira na Copa de 2006. Dois deles devem disputar o Mundial da África do Sul. Além de Robinho, Adriano, do Flamengo, convocado nesta terça-feira, dificilmente ficará de fora da convocação definitiva. Ronaldo, do Corinthians, e Fred, do Fluminense, têm poucas chances de disputar mais uma Copa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host