Caixa disponibilizará mais de R$ 1 bilhão para construir monotrilho entre Congonhas e o Morumbi
As três esferas de governo se comprometeram a investir um total de R$ 12,67 bilhões em obras de mobilidade urbana voltadas para a Copa de 2014. Desse montante, um pouco mais de dois terços (67,4%) virão dos cofres do governo federal via financiamento da Caixa ou do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).Segundo a matriz de responsabilidades, no entanto, todas essas obras serão executadas pelos governos estaduais e municipais.
Ainda de acordo com o documento, a União ficará responsável apenas pela fiscalização das obras de mobilidade. A matriz de responsabilidades diz também que, ao governo federal, cabe a execução somente de obras em aeroportos e portos, que não listadas no documento.
São Paulo será a cidade-sede mais beneficiada pela linha de crédito federal. A Caixa disponibilizará R$ 1,082 bilhão para a construção do monotrilho da "Linha Ouro", que ligará Congonhas ao Morumbi. O custo total da obra é de R$ 2,9 bilhões, ou 23% do total investido em mobilidade urbana de acordo com o documento. A execução dessa obra ficará a cargo do governo do Estado.
Brasília foi a cidade que menos pleiteou crédito para obras de mobilidade, apesar de ter pedido a verba máxima para financiar seu estádio (R$ 400 milhões). A Caixa concedeu R$ 361 milhões para a construção do trecho 1 do VLT (veículo leve sobre trilhos), que ligará o aeroporto ao terminal Asa Sul.
Na última semana, as obras ficaram paralisadas por quatro dias por suspeita de irregularidade ligada ao escândalo envolvendo o governador José Roberto Arruda.
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