25/01/2010 - 19h23

Paraguaio Cabañas supera cirurgia, mas bala permanece em sua cabeça

Das agências internacionais
Na Cidade do México (MEX) *

O atacante paraguaio Salvador Cabañas, do América do México, saiu com vida de uma longa cirurgia cerebral para retirada de uma bala da cabeça, recebida em disparo em um bar na capital mexicana na madrugada desta segunda-feira, segundo informou o canal de TV local Milênio.

O chefe da equipe cirúrgica Ernesto Martínez disse à imprensa logo após a operação que a situação do jogador é 'crítica', porém estável. O médico, entretanto, desmentiu as primeiras informações vindas das agências mexicanas, e afirmou que a bala não foi retirada da cabeça do atleta. 

Cabañas entrou na sala de operação no início da tarde desta segunda e, após uma pausa, saiu com vida da segunda parte da cirurgia, por volta das 14h25 (horário local). "Seu cérebro e ele se comportaram muito bem, mas a situação segue muito grave (...) é uma situação crítica", alarmou o médico Martínez.

"Não podemos assegurar que sua vida está fora de risco", analisou o médico mexicano responsável pela cirurgia em Cabañas. "A bala não foi retirada. Ela está alojada na parte posterior do cérebro e seria pior se a retirássemos", completou.

Martínez disse que a bala deve ficar alojada em sua cabeça por muito tempo. "O projétil está lá e não vai ocasionar mais danos, não há prognósticos, nem sequelas, nem ideia do que vai acontecer, e esperamos que seja uma situação favorável, pois se trata de um homem jovem e forte".

Antes de ser levado à sala de operação, o atacante da seleção paraguaia se disse otimista. Em entrevista a uma rádio paraguaia, a esposa do atleta baleado na cabeça nesta madrugada disse que seu marido estava confiante com a recuperação. “Em todo o momento, o Salvador estava positivo e me dizia: ‘vou sair dessa’. Também pediu para que eu chamasse seus pais para irem vê-lo”, disse Maria Alonso, mulher de Cabañas.

Cabañas recebeu um tiro na cabeça enquanto estava no banheiro de um bar na Cidade do México. Apesar da gravidade do fato, ele chegou consciente ao hospital em que foi levado na cidade. O promotor da Cidade do México Miguel Ángel Mancera, confirmou que o jogador foi vítima de agressão no bar que estava, e que os agressores o atacaram com uma pistola de pequeno porte, talvez uma 22, assim que foi aberto inquérito por tentativa de homicídio.

As primeiras investigações descartaram a hipótese re tentativa de roubo contra o jogador e agora se fala na possibilidade de um ataque direto após as autoridades ouvirem declarações de algumas pessoas que estavam no bar.

Paraguai se divide entre orações e lamentos

Comovidos pela notícia, os paraguaios passaram a segunda angustiados à espera de notícias vindas do México sobre o estado de saúde do jogador. “Só nos resta rezar”, disse seu companheiro de ataque da seleção paraguaia Nelson Valdez, do Borussia Dortmund, da Alemanha.

“Lamento profundamente o que aconteceu com Cabañas, disse o presidente do Paraguai, Fernando Lugo. “Nós entregamos nas mãos de Deus para que tudo corra bem”, declarou o presidente da Associação Paraguaia de Futebol (APF), Juan Angel Napout, claramente abatido.

Esta, inclusive, não foi a primeira agressão sofrida por Salvador Cabañas no México. Há uma semana, um torcedor do Morelia, durante jogo da Liga asteca, o atingiu na cabeça com um bloco de gelo de cerca de 25 centímetros, enquanto o atacante se preparava para cobrar um escanteio.

“Todos os jogadores estão esperando por nosso querido companheiro”, afirmou o zagueiro da seleção do Paraguai Denis Caniza.

* Atualizada às 20h23

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host