07/12/2009 - 16h01

Copa-2010 causará impacto ambiental nove vezes superior ao de 2006, segundo especialistas

Das agências internacionais
Em Copenhague (Dinamarca)

A Copa do Mundo-2010 trará maiores prejuízos ao meio ambiente do que o Mundial anterior. De acordo com especialistas reunidos em Copenhague para a Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas, o nível de contaminação causado pelo torneio na África do Sul será bastante superior ao verificado na Alemanha em 2006.

“Esperamos que o impacto sobre o meio ambiente na África do Sul seja nove vezes superior ao do Mundial na Alemanha”, afirmou Dorah Nteo, diretora da DEAT, a agência governamental sul-africana para o clima.

O transporte aéreo é o grande “vilão” deste impacto. Cerca de 85% da contaminação será causada pelo setor, por conta da longa distância da África do Sul em relação aos países com maiores concentração de torcedores, na Europa e na América.

Além disso, o meio ambiente sofrerá outros prejuízos. “De acordo com nossas estimativas atuais, as emissões totais de CO2 para o próximo Mundial superarão a marca de 2,75 milhões de toneladas. Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, esse número foi de 1,8 milhão”, alertou Theodore Oben, membro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep, na sigla em inglês).

De acordo com documento da ONU, ao qual a agência de notícias AFP teve acesso, os esperados 400 mil torcedores que irão à África do Sul viajarão, somados, 7,1 milhões de quilômetros e emitirão 1,6 milhão de toneladas de gás carbônico.

A ONU fez um apelo aos torcedores para que compensem economicamente o impacto ambiental provocado por eles. O órgão negocia com as seleções para que elas façam o mesmo. As Nações Unidas calculam um gasto em torno de US$ 33 milhões para a compensação do CO2 gerado com as viagens de avião.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host