04/12/2009 - 18h05

Imprensa internacional vê Brasil em 'grupo da morte' na Copa-2010

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Brasil será o cabeça de chave com o caminho mais complicado na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Esta foi a análise da imprensa internacional, que classificou o Grupo G, composto pelo time de Dunga, Portugal, Costa do Marfim e Coréia do Norte, como o ‘grupo da morte’ da primeira fase da competição.

Adversários do Brasil logo na primeira fase, os portugueses lamentaram o emparelhamento. O jornal Record afirmou que “o sorteio realizado em Johanesburgo não foi muito favorável às pretensões lusas”. Além do Brasil, a publicação vê a Costa do Marfim como uma adversária complicada no caminho da seleção do país.

O diário A Bola utilizou declarações de alguns atletas da seleção portuguesa para minimizar o resultado do sorteio. O atacante Liédson considerou o grupo equilibrado, enquanto o meio-campo João Moutinho disse que qualquer chave seria complicada.

Quem lamentou a formação do ‘grupo da morte’ foi a Espanha. Os atuais campeões europeus caíram em uma chave relativamente fácil, ao lado de Suíça, Honduras e Chile. A Fúria, porém, enfrentará um dos classificados do grupo do Brasil caso avance para as oitavas de final.

“Grupo fácil, cruzamento da morte”, disse o jornal Marca, que prevê um adversário complicado para a Espanha logo nas oitavas de final. O diário, porém, destacou que um confronto contra o Brasil poderá acontecer apenas na decisão do Mundial, caso as duas seleções se classifiquem em primeiro lugar na fase inicial.

O Ás também fez a mesma analise. Com a manchete “Grupo bom, primeiro cruzamento ruim”, o diário espanhol afirmou que a seleção do país enfrentará um dos “sobreviventes” do Grupo G e que poderá pegar o Brasil logo no início do mata-mata.

Os adversários do Brasil chamaram a atenção até mesmo de países que não estarão envolvidos nos confrontos. O jornal inglês The Guardian ressaltou que a chave reunirá astros brasileiros, o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e o marfinense Didier Drogba, do Chelsea.

O diário italiano La Gazzetta dello Sport comemorou que o país escapou de enfrentar Portugal e Costa do Marfim na primeira fase. “Sorteio sortudo para os campeões mundiais”, afirmou o jornal. A Itália estará no Grupo F, ao lado de Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia.

Os franceses também comemoraram o resultado do sorteio que colocou o país no Grupo A, com África do Sul, México e Uruguai. O Le Monde classificou a chave como “acessível” e ressaltou que o grupo é o único que reunirá dois campeões mundiais.

Já o diário Olé mostrou mais uma vez sua irreverência ao analisar o grupo da Argentina. “Começamos nas oitavas”, comemorou o jornal, lembrando que Nigéria, Coréia do Sul e Grécia, adversários na primeira fase, são “velhos conhecidos” da seleção de Maradona em Mundiais.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host