04/12/2009 - 09h02

Suspeitas de bomba em aeroporto e palco do sorteio criam tensão na Cidade do Cabo

Alexandre Sinato e Renato Cury
Na Cidade do Cabo (África do Sul)*

Uma ameaça de bomba parou o centro de convenções onde acontecerá o sorteio dos grupos da Copa do Mundo nesta sexta-feira, na Cidade do Cabo. Pouco depois das 12h30 no horário local (8h30 de Brasília), a suspeita de que haveria explosivos no local fez a polícia sul-africana se mobilizar e acionar especialistas. Após varredura no local, nenhum explosivo foi encontrado e a área foi liberada. Mais cedo, o mesmo aconteceu no aeroporto da cidade.

Segundo a polícia, um jornalista causou todo o problema no local do sorteio. “Um jornalista estrangeiro disse que tinha um explosivo na mala e saiu correndo [do local onde será o sorteio]. Ele foi preso e está sendo interrogado. Tivemos que evacuar a área e verificar, mas não havia nenhum explosivo. O jornalista pode ficar preso na África do Sul”, explicou o superintendente da polícia local, Vishnu Naidoo.

O policial também revelou uma ameaça no aeroporto nesta manhã. Ele disse não saber se há ligação entre os dois casos. “Houve um incidente também no aeroporto nesta manhã, entre 7h45 e 8h [do horário local]. Uma pessoa fez ameaças de que havia um dispositivo explosivo. Ela também está presa. Com os interrogatórios será possível esclarecer se há ligação entre os dois incidentes.”

O superintendente não revelou a nacionalidade de nenhum dos suspeitos. Também preferiu não falar se o jornalista estava credenciado pela Fifa. Durante esta tarde, a polícia deve fazer um novo comunicado para divulgar mais detalhes dos incidentes. 

No centro de convenções onde ocorrerá o sorteio dos grupos, homens do esquadrão antibomba foram acionados para checar a ameaça. Equipados, eles contaram com o auxílio de cães farejadores. O problema ocorreu na entrada reservada aos jornalistas. 

Pessoas que já estavam dentro do local foram proibidas de sair. Do lado de fora, a polícia barrou os jornalistas que tentavam entrar. “Temos uma pequena situação aí dentro. Vocês terão que esperar um pouco para entrar”, disse uma policial em uma das entradas. 

O fato tumultua um dos dias mais esperados pelos organizadores da Copa de 2010. Às 15h desta sexta-feira (no horário de Brasília) acontecerá o sorteio que define os grupos do Mundial. Dirigentes, políticos, técnicos das seleções classificadas, personagens do futebol, celebridades e jornalistas do mundo todo estão na Cidade do Cabo para o evento. 

Uma grande festa popular, ao ar livre, foi preparada em rua próxima ao centro de convenções, mas a ameaça de explosivos fez o dia começar sob clima de tensão. A entrada dos jornalistas só foi autorizada cerca de 50 minutos depois da ameaça. 

*Atualizada às 10h09

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host