30/11/2009 - 15h29

A 192 dias da Copa, africanos correm para finalizar obras em 4 estádios

Alexandre Sinato
Na Cidade do Cabo (África do Sul)

Seis estádios prontos, quatro na reta final. A 192 dias da abertura da Copa do Mundo, as obras ainda rondam os palcos do principal evento do futebol mundial. Seja no entorno ou na estrutura interna, os mesmos operários que protagonizaram greves nos últimos anos trabalham em ritmo forte. A África do Sul corre para terminar e testar os novos campos.

 

Mesmo nas cidades onde os estádios já estão finalizados, máquinas se movimentam por ruas interditadas para entregar a tempo melhorias nos acessos. Trabalhadores fazem turnos de até 12 horas diárias e se revezam nos finais de semana. Com a Copa batendo à porta, todos querem mostrar a futura casa do futebol em ordem.

COMO ESTÃO OS DEZ ESTÁDIOS QUE RECEBERÃO A COPA DO MUNDO DE 2010

Soccer City (Johanesburgo)

O principal palco ainda não está pronto. Sede de oito jogos, entre eles a abertura e a final, tem todos os assentos fixados e a grama plantada, mas o campo passa por ampliação. Ainda falta acabamento interno e há muito que se fazer na área dos estacionamentos. A expectativa de inauguração é até março. Mas o imponente estádio para 91,5 mil pessoas já faz parte da paisagem da cidade.
Ellis Park (Johanesburgo)

O outro estádio da maior cidade sul-africana aguarda apenas o início do Mundial. Usado como principal sede da Copa das Confederações, no último mês de junho, o Ellis Park passa apenas pela manutenção tradicional. Embora não seja o principal campo de Johanesburgo, sua capacidade é de 62 mil pessoas, a quarta maior entre os dez estádios do torneio.
Green Point (Cidade do Cabo)

Considerado um dos estádios mais bonitos de 2010, deve ser inaugurado em dezembro. O Green Point é um dos cinco palcos totalmente construídos para a Copa e suas instalações estão sendo finalizadas. A cobertura circular forma um anel completo e contribui para a beleza do projeto. A peculiaridade é seu isolamento acústico. Receberá até 68 mil pessoas.
Moses Mabhida (Durban)

Acabou de "sair do forno". Foi inaugurado no último domingo e já é famoso pelos arcos que atravessam toda sua extensão e possibilitam a passagem de um "bondinho" cem metros acima do gramado. Cabos prendem a cobertura aos dois arcos principais. Tem 56 mil assentos fixos e cerca de 14 mil modulares. É um dos três maiores estádios da Copa e receberá sete jogos, sendo uma semifinal.
Nelson Mandela Bay (Port Elizabeth)

Foi o primeiro estádio totalmente construído para a Copa a ficar pronto. Sua inauguração ocorreu em junho e por pouco não foi usado na Copa das Confederações. Vizinho ao lago North End, ele exibe uma cobertura moderna dividida em "gomos". A disputa de terceiro lugar, um jogo das quartas de final e outros seis duelos serão realizados no palco para 46 mil pessoas.
Loftus Versfeld (Pretoria)

O estádio se tornará o mais antigo usado nas Copas. Foi construído em 1903 e passou por diversas mudanças em seus 106 anos. A última delas visou o Mundial de 2010. Recebeu dois jogos do Brasil na Copa das Confederações e oferece assentos para 50 mil pessoas. Foi nele que a África do Sul bateu a Suécia por 1 a 0 em 1999, na primeira vitória dos Bafana Bafana sobre uma seleção europeia.
Peter Mokaba (Polokwane)

Está perto de ser concluído, restando acabamento e os últimos detalhes. Os organizadores prometem fazer o primeiro evento-teste no início de 2010. O gramado foi plantado em agosto e os 45 mil assentos foram fixados. Reconstruído perto do antigo Peter Mokaba, o novo estádio teve a estrutura das colunas que sustentam o teto inspirada em uma árvore local (Baobab). Receberá só partidas da 1ª fase (quatro).
Mbombela (Nelspruit)

Todos os 46 mil assentos foram instalados e o campo acabou de ser plantado, mas não está finalizado. É outro novo estádio que abrigará somente jogos (quatro) da fase de grupos, uma vitória para a cidade com pouca tradição no futebol. As estruturas que ajudam a sustentar a cobertura remetem ao corpo da girafa. O estádio fica em região próxima ao Kruger Park, principal safári do país.
Free State (Bloemfontein)

Está pronto para 2010. Uma das sedes da Copa das Confederações, o Free State abriga os fanáticos torcedores de futebol de Bloemfontein, que poderão acompanhar seis partidas da Copa (cinco da primeira fase e uma das oitavas). Pode comportar quase 50 mil pessoas, divididas em dois anéis principais. Sua arquitetura não oferece grandes surpresas, mas é de fácil acesso aos fãs.
Royal Bafokeng (Rustenburgo)

Não foi construído especialmente para a Copa, mas é novo: sua inauguração ocorreu em 1999. Reformulado nos últimos anos, o estádio é o mais "aberto" entre os dez escolhidos para o Mundial. Apenas uma das laterais tem cobertura. Seu primeiro teste importante foi na Copa das Confederações. Está entre os oito palcos escolhidos para as oitavas de final.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host