Top 5 - Palpites polêmicos de Pelé

Pelé será apresentado, nesta quarta-feira, como novo comentarista do SBT. No período da Copa, em caráter especial, o Rei do Futebol analisará seus "vassalos" na África do Sul, repetindo função que já cumpriu em outras oportunidades. Só que, se é uma unanimidade em campo, o ex-santista não pode dizer o mesmo de seu trabalhos nos microfones.

Confira abaixo cinco palpites infelizes de Pelé selecionados pelo UOL Esporte

Colômbia campeã

Arquivo/Reuters

A geração de Valderrama, Rincón e companhia chamou a atenção do mundo do futebol pela primeira vez na Copa do Mundo de 1990. Na ocasião, com bom futebol e uma campanha que só parou em Camarões, nas oitavas, o time foi impedido de seguir adiante por causa de uma falha do goleiro Higuita. Nas eliminatórias para 1994, a seleção ainda fez 5 a 0 na Argentina, em Buenos Aires. O resultado impulsionou Pelé a dizer que a Colômbia poderia ser campeã no Mundial dos Estados Unidos. Resultado? O time caiu na primeira fase de maneira vexatória, decepcionando até os mais céticos.

CONFIRA AS FRASES QUE SUCEDERAM A ELIMINAÇÃO DA COLÔMBIA

RELEMBRE A CAMPANHA DA EQUIPE NA COPA DO MUNDO DE 1990


Brasil frustrante

Reuters/Kimimasa Mayama

Tudo bem que a situação da seleção brasileira antes da Copa do Mundo de 2002 não era realmente das mais animadoras, mas Pelé foi longe demais ao dizer que o Brasil poderia não passar da primeira fase. Os comandados de Luiz Felipe Scolari, que à época vivia às voltas com a possibilidade de convocar, ou não Romário, eram pressionados pela imprensa pela campanha irregular nas eliminatórias. A "família" montada, no entanto, surpreendeu a todos, e contou com o talento de Rivaldo e Ronaldo para sair da Ásia com a quinta taça na bagagem.

VEJA AS FOTOS DO TÍTULO BRASILEIRA NO MUNDIAL DA ÁSIA

CONFIRA AS CURIOSIDADES DA COPA VENCIDA PELA SELEÇÃO


Africanos no alto do pódio

Arquivo/AFP

Animado com a campanha de Camarões na década de 1990, Pelé soltou uma das pérolas pela qual seria mais cobrado futuramente. O Rei do Futebol, comentarista da Rede Globo na época, disse que uma seleção africana seria campeã mundial até o fim do milênio. Tudo bem que a evolução foi grande, Weah já foi eleito o melhor do mundo pela Fifa (em 1995) e nomes como Drogba e Eto'o estão nas listas atuais, mas os times ainda não foram tão longe. Os melhores resultados em Copa seguem os de Camarões, em 1990, e de Senegal, em 2002, que caíram nas quartas.

RELEMBRE COMO FOI A CAMPANHA DE SENEGAL NO MUNDIAL

CAMARÕES ELIMINOU A COLÔMBIA NAS OITAVAS; SAIBA COMO


Equador forte?

John Macdougall/AFP

O Equador conseguiu ir à sua primeira Copa do Mundo em 2002, mas manteve o futebol consistente de uma geração talentosa e repetiu a dose quatro anos depois. O feito nas eliminatórias, somado a boas campanhas em competições como a Copa América, animou Pelé, que rasgou elogios ao time antes do Mundial da Alemanha, e chegou a dizer que os sul-americanos poderiam atingir as semifinais. Sem grandes exibições ou sequer um futebol de qualidade, o Equador foi eliminado de maneira burocrática pela Inglaterra, sem chegar a se defender com qualidade.

VEJA COMO FOI A CAMPANHA DO EQUADOR EM 2006

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DA COPA DA ALEMANHA


França e Argentina

Arquivo/Reuters

É difícil, e injusto, dizer que Pelé errou feio nesse comentário. O ex-santista não acertou, assim como quase todos os demais comentaristas. Encantadoras às vésperas da Copa do Mundo de 2002, França e Argentina chegaram à Ásia badaladas por toda a imprensa mundial. Em uma campanha medíocre, os europeus foram eliminados na primeira fase, abalados pela lesão de Zidane e pela surpresa Senegal. Já os platenses tiveram o mesmo destino, mas no grupo da morte, que tinha Nigéria, Inglaterra e Suécia. Se não deu um palpite esdrúxulo, Pelé ao menos reforçou a fama de "pé frio".

ENTENDA COMO ZIDANE FOI DECISIVO NO TÍTULO DE 1998

LEMBRA DO JOGO ENTRE ARGENTINA E INGLATERRA EM 2002?


Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host