Data de Nascimento | 05/11/1964 |
Nacionalidade | Ganesa |
Local de nascimento | Domé |
Altura | 1,74m |
Peso | 64kg |
Participações em Copa | Nenhuma |
Título em Copa |
Embora nunca tenha conseguido disputar uma Copa do Mundo, Abedi Pele é considerado o maior jogador da história do futebol ganês. Ele foi o maior jogador do continente africano nas décadas de 80 e 90. Em 2004, o ganês apareceu na lista dos 100 melhores jogadores de todos os tempos, elaborada pelo brasileiro Pelé.
Um dos primeiros jogadores africanos a se destacar no futebol europeu, Abedi passou pelo futebol francês, italiano e alemão. Ele disputou 73 partidas por Gana, foi capitão entre 1992 e 1998 e marcou 33 gols pela seleção nacional.
Depois de deixar o futebol africano e perambular por clubes pequenos do futebol francês, o ganês chegou ao Olympique de Marselha em 1987, aos 23 anos. Lá, o seu futebol começou a brilhar.
Em 1991 e 1992, ficou entre os melhores jogadores do mundo, em lista elaborada pela Fifa, e passou a ser incluído em jogos da seleção das estrelas promovidos pela entidade.
Em 1992, ele ganhou a “Bola de Ouro” por ser o melhor jogador na Copa Africana de Nações. Aliás, a sua participação na competição é considerada uma das mais impressionantes atuações de um jogador, apesar da derrota para a Costa do Marfim, nos pênaltis.
Na época, ele ganhou o apelido de “Maradona africano” por causa do gol marcado contra Congo, nas quartas-de-final, quando ele partiu do meio-campo e driblou meio time adversário antes de empurrar a bola para o fundo das redes. O gol é comparado à obra de arte feita por Maradona ao marcar o segundo gol contra a Inglaterra, na Copa do Mundo de 1986, no México.
Abedi Pelé ainda foi escolhido o melhor jogador africano pela France Football Magazine por três anos consecutivos, em 1991, 1992 e 1993. Em 93, ele conquistou a Copa dos Campeões da Europa com o Olympique de Marselha e foi escolhido como o melhor jogador na vitória histórica contra o Milan, da Itália. Em 1994, foi transferido para o Torino, da Itália. Na temporada de 1995/1996, foi considerado o melhor jogador estrangeiro do Campeonato Italiano.
O meia detém o recorde de maior número de aparições em finais de Copas Africanas, superando o lendário atacante camaronês Roger Milla. A primeira participação dele ocorreu na Copa Africana de 1982, quando tinha apenas 18 anos. Meia ofensivo, Abedi se tornou famoso por causa dos dribles desconcertantes e o talento para fazer gols espetaculares e decisivos.
No Olympique de Marselha, formou o “Trio Mágico”, junto com Jean Pierre Papin e Chris Waddle. Mas só ele permaneceu para a conquista histórica da Champions League. Hoje, apesar de estar longe dos gramados. Abedi é uma espécie de lenda viva do futebol no continente africano. Em países, como Nigéria e África do Sul, ainda existem fãs que usam camisetas com o nome do craque.
Buscar mais jogadores da Copa
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito