Final

11 de julho, 15h30
Holanda x Espanha

Espanha e Holanda, que há anos figuram na lista das grandes seleções de futebol do mundo, se enfrentam por um título inédito. Os holandeses chegaram à decisão de maneira impecável: vencendo todos os seus jogos (incluindo as eliminatórias). Já os espanhóis tropeçaram diante da Suíça na estreia, mas se recuperaram e garantiram vaga na decisão. Os dois times têm centroavantes matadores: Sneijder e Villa são os artilheiros da Copa do Mundo. Enquanto o holandês conta com a ajuda de Robben, o espanhol precisa se virar praticamente sozinho no ataque. A Espanha compensa isso com um jogo envolvente, sendo a equipe que mais passa na Copa. Já a Holanda é eficiente, contando com o maior aproveitamento de finalizações.

Holanda vai da paz ao sufoco, vence e volta à decisão após 32 anos

Espanha elimina Alemanha, vai à decisão e dá à Copa campeão inédito

Disputa do 3º lugar

10 de julho, 15h30
Uruguai x Alemanha

Os uruguaios já estão com o sentimento de dever cumprido. A seleção por muito pouco não ficou fora da Copa, classificando-se apenas na repescagem. No Mundial, voltou a vencer um jogo após 20 anos e chegou à semifinal após uma vitória heróica contra Gana nos pênaltis. Já a Alemanha, que buscava o seu 4º título Mundial, apostou em um time jovem e conseguiu resultados empolgantes, como as goleadas sobre Austrália, Inglaterra e Argentina. Mas o time mostrou apatia em campo em algumas partidas e acumulou duas derrotas, para Sérvia, na 1ª fase, e Espanha, na semi.

Uruguai luta, mas perde para a Holanda e fica fora da final

Apática, Alemanha perde para a Espanha e dá adeus ao tetra

Semifinal

06 de julho, 15h30
Uruguai x Holanda

Única seleção 100% na Copa, a Holanda entra em campo contra o azarão Uruguai com o objetivo de voltar a uma final de Mundial após 32 anos. Após eliminar o Brasil, e equipe dos destaques Sneijder e Robben quer repetir o feito da Laranja Mecânica do ex-craque Cruyff, na década de 1970. Já os sul-americanos tiveram a classificação mais dramática nas quartas de final e voltam a figurar entre os quatro melhores após 40 anos. O Uruguai tem o 2º pior aproveitamento de passes da Copa, mas é o time que mais desarma. Já a Holanda tem a 2ª melhor pontaria.

"Mão de Deus" salva o Uruguai

Holanda acaba com sonho do Brasil

07 de julho, 15h30
Alemanha x Espanha

Pela primeira vez, a Espanha disputará um mata-mata em fase semifinal de Copa do Mundo. O desafio, porém, não será dos mais fáceis. A Fúria vai encarar a badalada Alemanha, que atropelou Inglaterra e Argentina e assumiu o posto de favorita ao título. O clássico europeu será uma reedição da final da última Eurocopa, quando os espanhóis ganharam por 1 a 0. A Espanha lidera os rankings de dribles e passes da Copa, mas a Alemanha é mais produtiva: tem o melhor ataque e o maior número de passes para o gol entre todos os participantes.

Alemanha brilha e elimina a Argentina

Espanha sofre para bater o Paraguai

Quartas de final

02 de julho, 11h00
Holanda x Brasil

Brasil e Holanda chegaram à Copa com dúvidas sobre os seus principais craques: Kaká e Robben. Os dois foram importantes nas oitavas. O brasileiro fez seu melhor jogo, com lampejos daquele Kaká que foi eleito o melhor do mundo. O holandês foi fundamental para a vitória sobre a Eslováquia. Agora, vão se enfrentar em busca de uma vaga na semifinal. É a quarta vez que Brasil e Holanda se enfrentam na Copa, com duas vitórias e uma derrota para os brasileiros. A seleção lidera o ranking de chutes a gol (média de 18,5 por jogo) na África, mas tem pontaria ruim: apenas 37,8% de aproveitamento.

Brasil repete roteiro contra freguês Chile

Holanda afasta zebra e vai às quartas

02 de julho, 15h00
Uruguai x Gana

Com apenas um gol tomado e média de 140 desarmes por partida, o Uruguai tenta voltar a disputar uma semifinal de Copa do Mundo pela primeira vez em 40 anos. A equipe conta com a boa fase do atacante Suárez, autor de dois gols nas oitavas de final contra a Coreia do Sul. Pela frente, vai enfrentar a embalada Gana, que tenta se tornar a primeira seleção africana a alcançar uma semifinal de Mundial. Gyan, que já marcou três gols nesta Copa, é a maior esperança de Gana, que entre os times que se classificaram para as quartas de final é o que menos permite finalizações dos rivais (13,3 por jogo, em média).

Gana vai às quartas e mantém sonho

Suárez marca dois e avança o Uruguai

03 de julho, 11h00
Argentina x Alemanha

As seleções contaram com uma ajuda do juiz para chegar às quartas, apesar de terem sido superiores aos seus rivais. Na Argentina, Messi está sendo ofuscado por Higuaín, um dos artilheiros da Copa com quatro gols. Os hermanos têm a melhor pontaria da Copa: quase metade dos chutes vai em direção ao gol. Já no lado alemão Klose segue sua cruzada para se tornar o maior goleador da história das Copas. As seleções decidiram o Mundial duas vezes (uma vitória para cada). Em 2006, a Alemanha eliminou a Argentina.

Com 'ajudonas', Argentina dá espetáculo

Com arte e juiz, Alemanha bate ingleses

03 de julho, 15h00
Paraguai x Espanha

A Espanha, time que mais deu passes na Copa (477), venceu Portugal nas oitavas de final da mesma forma que passou pela primeira fase: com um jogo coletivo consciente, mas sem apresentar o brilho esperado. Destaque para o atacante Villa, que marcou mais um e chegou à artilharia da Copa com quatro gols. Já o Paraguai, líder nos desarmes no Mundial (média de 154,5 por partida) avançou às quartas pela primeira vez na história de maneira dramática, batendo o Japão nos pênaltis depois de um empate em 0 a 0.

Espanha anula C. Ronaldo e avança

Nos pênaltis, Paraguai elimina o Japão

Oitavas de final

26 de junho, 11h00
Uruguai x Coreia do Sul

O Uruguai contou com a força de sua defesa, que não sofreu gols, para ficar com o primeiro lugar do grupo da morte, deixando França, México e África do Sul para trás. Agora, a Celeste tenta voltar às quartas de final da Copa pela 1ª vez desde 1970. Já a Coreia passou de fase pela primeira vez fora de casa apostando no jogo de equipe. O time só ganhou uma partida.

Uruguai volta às oitavas após 20 anos

Coreia avança pela 1ª vez fora de casa

26 de junho, 15h30
EUA x Gana

Seleção mais prejudicada na 1ª fase, com dois gols mal anulados, os EUA conseguiram a vaga de forma dramática. O time foi o 1º do grupo e mostrou poder de reação, empatando com Inglaterra e Eslovênia depois de sair atrás. Já Gana só foi bem na estreia contra a Sérvia. Depois, empatou com a Austrália mesmo com um jogador a mais e perdeu para a Alemanha.

Contra apito, EUA obtêm vaga dramática

Gana perde, mas avança e salva África

27 de junho, 11h00
Alemanha x Inglaterra

Alemanha e Inglaterra fazem o 1º clássico da Copa. As seleções decidiram o Mundial de 66, com uma polêmica vitória dos ingleses. Na África, ninguém deslanchou. A Alemanha goleou a Austrália, mas depois perdeu para a Sérvia e venceu Gana apertado. Já a Inglaterra empatou com EUA e Argélia e só garantiu a vaga com uma vitória magra sobre a Eslovênia.

Alemanha passa, mas sem novo show

Inglaterra vai às oitavas e evita vexame

27 de junho, 15h30
Argentina x México

A Argentina se classificou com bastante tranquilidade: foram três vitórias em três partidas. Messi comandou o time na primeira fase, mas ainda não marcou na Copa do Mundo. Já o México sobreviveu ao "grupo da morte" com França, África do Sul e Uruguai e tenta se vingar da derrota para os argentinos nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha.

Argentina avança com campanha 100%

México não bate Uruguai e passa em 2º

28 de junho, 11h00
Holanda x Eslováquia

A Eslováquia aprontou uma das maiores surpresas da primeira fase ao eliminar a Itália, graças a Vittek, artilheiro da Copa com três gols. Mesmo assim, o país não apresentou um grande futebol, empatando com a Nova Zelândia na estreia. Já a Holanda se classificou com facilidade. Mesmo sem o craque Robben, contundido, venceu os três jogos que disputou.

Eslováquia surpreende e elimina a Itália

Holanda é 1ª e fica no caminho do Brasil

28 de junho, 15h30
Brasil x Chile

Brasil não brilhou na primeira fase, mas se classificou sem sustos. Nas oitavas de final enfrenta um de seus maiores fregueses, o Chile. Com Dunga no comando, o Brasil venceu os cinco jogos que fez contra os chilenos marcando pelo menos três gols. Para facilitar a vida brasileira, a defesa titular do Chile, destaque na 1ª fase, não vai jogar por causa de suspensão.

Brasil empata e pega chave mais fácil

Chile perde a primeira, mas se classifica

29 de junho, 11h00
Paraguai x Japão

Japão e Paraguai se classificaram apostando na defesa. O Paraguai levou um e o Japão dois gols na primeira fase. Os paraguaios, apesar de estarem invictos, tiveram problemas no ataque, sentindo a falta de Cabañas. Já os japoneses, que têm o zagueiro brasileiro Marcus Túlio Tanaka, contaram com cobranças de faltas de Endo e Honda para balançar as redes.

Paraguai segura empate e vai às oitavas

Japão vence, quebra tabus e avança

29 de junho, 15h30
Espanha x Portugal

Considerada favorita ao título, a Espanha começou mal a Copa, perdendo para a Suíça. Os espanhóis, entretanto, reagiram. Contando com o artilheiro David Villa, venceram Honduras e Chile e ficaram com a vaga. Já os portugueses, do astro Cristiano Ronaldo, se classificou com dois empates em 0 a 0 (Costa do Marfim e Brasil) e uma goleada de 7 a 0 (sobre a Coreia).

Villa classifica a Espanha para as oitavas

Portugal empata com Brasil e avança

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host