É legado da Copa: jogo em arena com gramado "padrão Fifa" tem 37% mais gols
Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro
A Copa do Mundo de 2014 acabou há exatamente um mês e deixou como legado para o Brasil 12 estádios "padrão Fifa". As arenas usadas no Mundial têm vestiários mais confortáveis, novo sistema de iluminação dos gramados e campos de melhor qualidade. Tudo isso ajuda a aumentar a quantidade de gols marcados nas partidas realizadas nesses espaços.
Isso é o que mostra um levantamento produzido pelo COL (Comitê Organizador Local) da Copa. De acordo com o órgão, os jogos do Brasileirão deste ano realizados nos estádios do Mundial têm, em média, 2,66 gols marcados. Isso é 37% a mais do que a média de gols marcados em partidas realizadas em estádios fora do "padrão Fifa" (1,94 gol por partida).
"Não há dúvidas de que a qualidade dos gramados dos estádios do Mundial influenciou nisso tudo", explica o gerente geral de Competição do COL, Frederico Nantes. "A bola rola melhor nos gramados das arenas e a velocidade do jogo aumenta. Isso aumenta a quantidade de gols."
Para chegar a essa conclusão, o COL contabilizou os resultados de todos os jogos deste Brasileirão realizados até o último domingo (14ª rodada). Até aqui, 39 partidas aconteceram em arenas da Copa. Nesses jogos, 104 gols foram marcados.
Já nos estádios que não receberam partidas da Copa foram realizados 101 jogos deste Brasileirão –quase três vezes mais do que nas arenas do Mundial. Nessas partidas, foram marcados 195 gols –pouco mais que o dobro da quantidade de gols anotados nos jogos do Brasileirão em arenas da Copa.
Ressalta-se também que, em 140 jogos deste Brasileiro realizados até domingo, 16 terminaram em 0 x 0. Desses, só um aconteceu em arenas da Copa (Flamengo x Goiás, no Mané Garrincha, pela primeira rodada).
Brasileirão x Copa
Dentro dos estádios da Copa do Mundo, aliás, o Brasileirão tem média de gols tão alta quanto a o próprio Mundial de 2014. Nos 64 jogos dessa Copa, foram marcados 171 –recorde para a história do torneio. Isso representa uma média de 2,67 gols por partida, apenas um centésimo maior do que a das partidas do Brasileiro que aconteceram nos estádios "padrão Fifa".
No que diz respeito ao público, entretanto, o Brasileirão perde de longe da Copa do Mundo, mesmo com as novas arenas. Nos jogos do Mundial, a média de público foi de 53.592 torcedores por partida. Já no Brasileirão pós-Copa, a média de públicos dos 15 jogos realizados em estádios "padrão Fifa" foi de 27.246 espectadores.
Essa média, porém, é quase o dobro da média de público de todo o torneio, que está em 14.109 torcedores por jogos. "Um dos desafios do futebol brasileiro pós-Copa é aumentar a média de público de seus jogos", reconheceu o diretor geral do COL, Ricardo Trade, em um balanço sobre o Mundial de 2014.