Van Gaal se esquiva de polêmica com Felipão: "Só me atenho aos fatos"

Aiuri Rebello

Do UOL, em Brasília

O técnico da seleção holandesa, Louis Van Gaal, não quis alimentar ainda mais a polêmica com Luiz Felipe Scolari após ambos trocarem algumas farpas durante esta Copa do Mundo. Durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (11), ele foi perguntado sobre a declaração do treinador brasileiro, que disse que ele seria "burro ou mal-intencionado" por ter reclamado da tabela e de um suposto favorecimento ao Brasil.

"Bem, eu sempre me atenho aos fatos e o fato é que o Brasil começou primeiro, como equipe. Na última partida [da fase de grupos], jogou depois de nós. Agora voltaram a jogar antes. Estes são os fatos. Não vou ficar enrolando neles, todos sabemos as explicações. Por que isso? Acho que o senhor Scolari tem que pensar se quer fazer isso...", disse Van Gaal, que também lamentou o fato de a Holanda ter um dia a menos para se preparar para o jogo contra a seleção canarinho.

O primeiro atrito entre os treinadores aconteceu ainda na primeira fase, quando Van Gaal falou, com todas as letras, que a seleção brasileira temia a Holanda e buscaria um resultado para evitá-la: "Mas é claro que o Brasil não deve querer enfrentar a Holanda. Estamos jogando bem e marcando gols fantásticos, estamos jogando um futebol agressivo", disse na ocasião.

Foi o suficiente para que Felipão subisse o tom. A resposta veio imediata, e de forma bastante agressiva: "Tem gente dizendo que a gente vai escolher adversário. Para quem fala isso, eu falo só uma coisa: ou as pessoas são burras ou mal intencionadas".

Brasil e Holanda disputam o terceiro lugar neste sábado, em Brasília, no Mané Garrincha. Van Gaal já disse que tal jogo "nem deveria existir", já que a Copa do Mundo só premia o campeão.

Entretanto, ele acabou mudando o discurso: "Vencer o Brasil. Isso é o mais importante para nós e dessa forma estaremos escrevendo a história da Copa".

No final da coletiva, Van Gaal voltou a falar de Scolari, quando um jornalista pediu para ele fazer um paralelo entre a carreira dele e do treinador brasileiro, assim como sobre o momento atual dos dois. "Eu realmente não me lembro do que fiz na minha carreira, quanto mais da dos outros", cortou o holandês, acrescentando que só se lembra de Felipão quando vai jogar contra ele.

"Na verdade, encontrei ele apenas nessa partida, ele como técnico do Grêmio e eu do Ajax, em Tóquio [final do Mundial de clubes da Fifa, em 1995]. Nós pudemos ganhar aquela partida, felizmente. E o Grêmio jogou melhor do que conseguimos naquela ocasião, isso foi ruim. Sempre tento ganhar com futebol bonito e essa final foi para os penaltis. Naquela temporada o Ajax não tinha perdido nenhum jogo. Queríamos jogar o melhor futebol, mas o Scolari montou o time dele de um jeito que não conseguimos ganhar", disse.

Após a entrevista, o técnico holandês comandou um treino leve no estádio Mané Garrincha. Por cerca de uma hora, todo o elenco da seleção holandesa fez treinos físicos leves e alguns chutes a gol em campo reduzido pela metade.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos