Beckenbauer critica Brasil e exalta Maradona: "mais excepcional que Messi"

Da EFE, no Rio de Janeiro

  • Christof Koepsel/Getty Images

    Beckenbauer considera Maradona mais decisivo que Messi

    Beckenbauer considera Maradona mais decisivo que Messi

O alemão Franz Beckenbauer relacionou a atual geração argentina com a finalista da Copa de 1990, quando a Alemanha foi campeã mundial. Para Beckenbauer, a comparação entre os dois principais craques de cada time é apropriada, mas destacou que Maradona ainda leva vantagem sobre Lionel Messi.

"Maradona era mais excepcional do que hoje é Messi", disse Beckenbauer em entrevista à Federação Alemã de Futebol. Alemanha e Argentina decidiram duas Copas seguidas. Em 1986, no México, vantagem dos argentinos. Quatro anos depois, na Itália, os alemães responderam e levaram o título.

Beckenbauer fez questão de ressaltar que a final entre as seleções é uma das melhores possíveis e criticou o Brasil, que foi derrotado por 7 a 1 pelos alemães na semifinal. "A Argentina tem uma forte defesa e no ataque tem Higuain e Messi, o jogador mais talentoso do século. Eles não terão uma defesa tão desastrosa como a dos brasileiros", afirmou.

A condição dos jogadores também foi comentada por Beckenbauer. Segundo ele, a Alemanha apresenta melhor forma física e mental e chega em vantagem na decisão. "Todos os benefícios estão do lado alemão. Um dia a mais de preparação e descanso. Argentina com prorrogação e pênaltis", analisou.

O ex-jogador também ressaltou a rivalidade do confronto que decidirá o campeão mundial, domingo, no Maracanã. "É um clássico, com elenco de grandes jogadores. Um jogo de alto nível, com uma forte rivalidade, mas saudável. Fui, inclusive, como treinador, nas finais de 1986 (México) e 1990 (Itália)", lembrou.

Ele ainda destacou que a torcida estará do lado europeu, aumentando o favoritismo. "A atmosfera nas arquibancadas estará a favor. Não posso imaginar que os brasileiros apoiem os argentinos. É uma partida em casa, no Maracanã unido a nossos torcedores", disse.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos