Para ministro, derrota foi terrível e futebol precisa de mudanças

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Apesar de classificar a goleada da Alemanha como acidente, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou que o resultado confirma que o futebol nacional precisa de mudanças. Mais do que isso, ele classificou a semifinal como terrível.

"Já manifestei mais de uma vez segundo a qual o futebol brasileiro precisa de mudanças. A derrota para a Alemanha expõe, evidencia essa necessidade. Mesmo que não tivesse acontecido, sempre disse que deveríamos aproveitar essa infraestrutura dos estádios e dos centros de treinamento para mudar o futebol", afirmou Rebelo.

Questionado se poderia comparar a derrota de 1950 com a atual, ele afirmou que foram dois acontecimentos lamentáveis. Mas deixou claro que o time brasileiro de 1950 foi injustiçado porque era um time formado por estrelas, lembrando que a equipe atual já capengada no Mundial.

"Uma seleção que era considerada muito superior a que nós temos hoje. A seleção de 1950 era composta por craques, como Danilo, Bauer, Eram jogadores excepcionais. Essa seleção que perdeu da Alemanha as pessoas achavam que podia ganhar, mas na primeira fase empatou com Camarões, empatou com Chile. Não era grande surpresa se perdesse da Alemanha."

Mas ele disse que o resultado final de 7 a 1 foi uma surpresa, e que nunca se repetirá.

"Se jogarmos muitas vezes contra a Alemanha, isso não acontecerá de novo. Como disse Passarella, nem era aquele era o Brasil que estava em campo, nem a Alemanha. Aquilo foi um acidente. É uma marca terrível porque temos supremacia em relação ao futebol alemão. Foi acidente que tem suas causas. E vai ficar como uma marca profunda. A melhor atitude é examinar as razões mais profundas, duradouras. Para repor a seleção no status que tinha antes."

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos