Neymar diz que futebol é ensinado de forma errada no Brasil

Do UOL, em São Paulo

Neymar voltou nesta quinta-feira à seleção brasileira. Não jogará, mas ficará com os companheiros até sábado, quando o Brasil enfrenta a Holanda pelo terceiro lugar da Copa do Mundo, no mané Garrincha, em Brasília. Depois de reencontrar os colegas, Neymar concendeu entrevista coletiva na Granja Comary e afirmou que os fundamentos do futebol são ensinados de forma errada no Brasil, em meio a um momento em que se abre discussão mundial sobre o futebol brasileiro.

"Quando se está na base… eu aprendi os fundamentos, e eu fazia coisas em casa que no treino não fazia, ou aprendia de maneira errada. Estava conversando com meu pai hoje até, e comentei: "lembra como eu fazia no campinho de casa, de fundamentos e tal", e ele falou: "lembro". Ele foi um dos caras mais importantes da minha vida, melhor que muitos treinadores que tive, aprendi mais com ele em casa do que com muito treinador. A gente acaba aprendendo de forma errada", afirmou o atacante.

O atacante do Barcelona dá a declaração sobre formação de jogadores no momento em que o mundo inteiro discute o assunto e compara o pragmatismo sem planejamento do futebol brasileiro dos últimos anos aos projetos de seleções como a Alemanha e a Espanha. 

Neymar passou os últimos dias no Guarujá, na casa da família, após pedir para deixar a concentração. O atacante do Barcelona não pode nem treinar ainda, enquanto se recupera da fratura, mas mesmo assim volta ao convívio da seleção brasileira, como disse que pretendia. Ao chegar à Granja Comary, Neymar teve recepção calorosa também dos presentes que acompanhavam, do lado de fora, o treino dos atletas. O camisa 10 da seleção caminha com dificuldade. Ele não precisará passar por cirurgia, mas usa uma cinta lombar e deverá esperar pelo menos mais 40 dias para voltar a jogar futebol.

A fratura de Neymar foi resultado de uma entrada do lateral direito colombiano Camilo Zuñiga, na partida pelas quartas de final. O choque, nos minutos finais da partida no Castelão, tirou o atacante do jogo na hora. Ele realizou exames no Hospital São Carlos, ainda em Fortaleza, quando teve a fratura constatada, assim como o veto a jogar as outras duas partidas seguintes da Copa do Mundo. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos