Lembra do menino que chorou no Mineirão? Veja como o pai dele o consolou

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução / Facebook

    Garoto Tomaz sorrindo antes da goleada no Mineirão; ele ficou famoso por chorar no estádio

    Garoto Tomaz sorrindo antes da goleada no Mineirão; ele ficou famoso por chorar no estádio

Lá por volta do quarto ou quinto gol da Alemanha contra o Brasil, a imagem de um garoto chorando nas arquibancadas correu o mundo como o retrato daquela vergonha. Limpando as lágrimas por baixo, com um copo de refrigerante na boca, o menino representava o desespero do torcedor brasileiro naquele momento.

Seu nome é Tomaz, e o pai dele escreveu uma carta ao garoto para consolá-lo da derrota e eliminação brasileira em casa.

"Repito o que disse ao Tomaz, enquanto ele soluçava, lá pelo 5º gol da Alemanha: isso é um jogo", escreveu Raphael Sardinha, em seu perfil no Facebook, acima de uma foto do garoto sorrindo antes da partida. "[Um jogo] Que acaba com a gente, mas apenas um jogo. Ganha aquele que joga melhor e, ao perdedor, cabe o papel de reconhecer suas limitações e saber perder de forma digna. Somos o país do futebol, mas não somos os donos da bola!."

O pai disse que suas palavras depois que o massacre da seleção estava consumado acalmaram Tomaz e que os dois apoiaram o time até o final, mas sabendo que dificilmente o resultado seria revertido.

"Com ele mais calmo, não xingamos a Dilma, não gritamos olé pra Alemanha e vibramos com o nosso gol de honra. Agimos com respeito. Assim como não vaiamos o hino do Chile nas oitavas de final, como vimos fazerem outros torcedores (ou imbecis?) menos cordiais com quem nos visita", escreveu Sardinha.

O pai de Tomaz também afirma que os dois estarão juntos no Mané Garrincha para torcer pelo Brasil na disputa pelo terceiro lugar. Ele disse ao filho que um dia o próprio garoto poderia se tornar jogador de futebol e vingar o vexame da seleção.

Reprodução / Youtube

"É triste, como pai, ver meu filho sentir essa dor. Mas certamente não será a última vez, assim como não será sua última Copa. Pela habilidade na canhota, quem sabe até jogue uma um dia e enfie 7 na Alemanha... Espero que, embora sua imagem represente a tristeza de todos nós nesse momento, ela também signifique outra coisa: uma criança que chorou apenas porque seu time perdeu um jogo."

A mensagem de Raphael Sardinha foi bastante compartilhada na rede social desde a última quarta-feira à noite, quando foi publicada. "Cabeça erguida filho, sempre", finalizou o pai de Tomaz.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos