Árbitro argelino já irritou Holanda na Copa e apitará disputa de 3º lugar

Do UOL, em São Paulo

  • Mike Hewitt/Getty Images

    Djamel Haimoudi, árbitro argelino da Copa do Mundo de 2014

    Djamel Haimoudi, árbitro argelino da Copa do Mundo de 2014

O árbitro Djamel Haimoudi, da Argélia, foi escolhido pela Fifa para trabalhar na decisão do terceiro lugar, um jogo entre Brasil e Holanda, a ser disputado no sábado em Brasília. Os europeus não têm boa lembrança dele. O argelino trabalhou na vitória da Holanda sobre a Austrália na primeira fase e marcou um pênalti duvidoso para os australianos.

Na ocasião, o australiano Bozanic cruzou a bola, e ela bateu na mão do holandês Janmaat. Para muitos, foi um lance involuntário, mas o juiz marcou o pênalti e revoltou os europeus. Robben foi um dos atletas que cercaram o argelino para que ele revisse a decisão, o que não aconteceu. A penalidade resultou no segundo gol australiano.

A Holanda conseguiria uma reviravolta no placar e venceria por 3 a 2. O juiz também deu um cartão amarelo para Van Persie, que tirou o atacante do jogo contra o Chile na conclusão da fase de grupos.

Aos 43 anos, Haimoudi apitou outros dois jogos na Copa: Costa Rica 0 x 0 Inglaterra (também pela fase de grupos) e Bélgica 2 x 1 EUA (pelas oitavas de final).

O argelino também trabalhou em duas partidas na Copa das Confederações do ano passado e é um dos juízes mais ativos nos torneios da Confederação Africana de Futebol. Ele foi considerado o melhor juiz do continente em 2012.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos