Decisão de 2014 será duelo mais repetido da Copa. E a Argentina é freguesa

Do UOL, em São Paulo

Alemanha x Argentina não é apenas o duelo mais repetido em decisões de Copa do Mundo. No próximo domingo, no Maracanã, o jogo empatará com Brasil x Suécia como o que mais aconteceu na história da competição (sete vezes). E o retrospecto até aqui é totalmente favorável aos europeus.

Até aqui, Alemanha e Argentina já se encontraram seis vezes em jogos de Copa do Mundo. Os europeus obtiveram três vitórias, dois empates (com triunfo nos pênaltis em um deles) e uma derrota.

O único alento para a Argentina é que a vitória contra a Alemanha aconteceu em um jogo que valia título de Copa. Em 1986, no México, a seleção alviceleste abriu 2 a 0 com gols de Jose Brown e Jorge Valdano. Rummenigge e Voeller empataram para os germânicos, mas Burruchaga definiu o título dos sul-americanos.

Quatro anos depois, Alemanha e Argentina voltaram a se encontrar em uma decisão de Copa. O duelo aconteceu na Itália, e Brehme marcou de pênalti o gol que deu a vitória aos europeus.

Antes, Alemanha e Argentina haviam disputado dois jogos de Copa do Mundo (vitória dos europeus por 3 a 1 em 1958, na Suécia, e empate sem gols em 1966, na Inglaterra).

Nas duas últimas Copas, coube à Alemanha a eliminação da Argentina. Em 2006, após empate por 1 a 1 no tempo normal, os europeus venceram por 4 a 2 nos pênaltis em partida válida pelas quartas de final. O gol germânico foi marcado pelo centroavante Klose, que também está no elenco atual.

Alemanha e Argentina voltaram a se encontrar nas quartas de final da Copa de 2010. Aí, porém, a vida dos europeus foi bem mais fácil. Com jovens mais consolidados e mais dois gols de Klose, os germânicos venceram por 4 a 0.

O curioso é que a Alemanha não vence a Argentina fora da Copa do Mundo desde 1988. Foram seis jogos alheios ao torneio depois disso, com quatro triunfos dos sul-americanos e dois empates.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos