Sucesso da Copa no Brasil tranquiliza COI para os Jogos do Rio em 2016

Das agências internacionais, em Lausane (Suíça)

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, se declarou tranquilo com a organização da Copa do Mundo no Brasil, dois anos antes das Olimpíadas do Rio de Janeiro, que provocaram preocupação nos últimos meses.

"Estamos muito felizes de que a maioria dos temores que surgiram antes da Copa do Mundo não se materializaram", declarou Bach ao fim de uma reunião de três dias da comissão executiva do COI em Lausane (Suíça).

"Sente-se um grande entusiasmo e um grande dinamismo por parte do comitê organizador, do prefeito e do governador do Rio de Janeiro", disse. "Recebemos relatórios estimulantes, mas temos que manter a vigilância porque não temos tempo a perder".

Entre as principais preocupações, o presidente do COI citou o calendário de entrega das instalações. "É necessário que as instalações estejam prontas para os eventos teste, alguns deles previstos para este ano. É a principal preocupação que temos atualmente", destacou.

Thomas Bach, alemão, disse que assistiu a goleada de 7-1 da Alemanha sobre o Brasil na semifinal da Copa ao lado do presidente do comitê organizador dos Jogos do Rio e do COB, Carlos Arthur Nuzman, "em um ambiente de grande espírito esportivo".

"Nós dois apreciamos a maneira como foi organizado o Mundial e Carlos Nuzman me comunicou os resultados de pesquisas realizadas entre a população brasileira que mostram uma atitude positiva, uma grande aceitação do público a respeito do Mundial e dos Jogos Olímpicos. A Copa nos anima a pensar que teremos grandes Jogos no Rio", disse.

Bach viaja nesta quarta-feira ao Rio de Janeiro, onde se reunirão com o comitê organizador dos Jogos e, na sexta-feira, com a presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Em abril, John Coates, vice-presidente do COI, criticou os preparativos para os Jogos do Rio, que considerou os "piores" que viu em 40 anos.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos