Na cidade do vexame, muita gente só quer saber de pegação e bebedeira

Luiza Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

O Brasil sofreu a derrota mais vergonhosa de sua história ao perder de 7 a 1 para a Alemanha em uma semifinal de Copa do Mundo no Mineirão, em Belo Horizote. Mas na cidade do vexame, engana-se quem pensa que o cima era apenas de velório. Muita gente não estava ligando para a seleção e só queria fazer a festa.

A Savassi, zona boêmia de Belo Horizonte, chegou a ser palco de confusão durante o jogo da semi. Mas horas depois, o clima era outro. Ainda estava lotada por gente que usava a Copa menos para ver futebol e mais como pretexto para curtir. Trocando em miúdos, pela pegação e bebeira.  

O estudante Guilherme Duque ficou decepcionado com a derrota do Brasil, mas resumiu sua maior preocupação ao contar quantas meninas já havia beijado na noite. "Estou pegando geral. Hoje já peguei três. Não pode perder a esportiva. Tem que curtir a festa. Vou ir para casa ficar chorando? Não adianta não", disse.

Guilherme não era o único. Mutos casais se espalharam pelas ruas do bairro e, com beijos calorosos, tornaram o clima até romântico.

Os donos da festa, os alemães, eram minoria entre milhares de pessoas, mas também conseguiram se divertir. Entre um papo e outro com uma brasileira, litros e litros de cerveja viraram combustível para a comemoração.

Robert Girke foi direto para a Savassi depois de ver o seu time vencer os comandados de Felipão no Mineirão. Ele ainda não acreditava no que havia acontecido. Para comemorar, nada mais justo que agir como um legítimo alemão e beber bastante.

"Vou beber caipirinha e cerveja. Vou usar um elemento típico brasileiro e outro típico alemão". Já Peter Hans também entrou na onda. "Eu vou beber até amanhã. A cerveja de vocês é boa. Geladinha, gostosa para o calor", disse ele que comemorava não só a vaga na final, mas também o baixo preço da cerveja. "Na próxima Copa, vocês podem subir os preços".

E bebida não era problema. Barraquinhas, bares e ambulantes ofereciam de todos os tipos e para todos os gostos. Tinha caipirinha, cerveja, catuaba e até ingredientes típicos de Minas Gerais: o mel com pinga faz sucesso.

"Estou aqui curtindo e tomando o meu mel doidão", contou a estudante de medicina Laila Gallo. "Quem veio para cá, veio para se divertir mesmo, ainda mais depois do jogo. A derrota já foi, vou ficar chorando em casa por que? Arrumei até um alemão", brincou.

O clima de paz e festa na Savassi contrastou com o ambiente conturbado durante o jogo. O local teve confronto entre torcedores e policiais e várias confusões surgiram entre os cerca de 25 mil torcedores que foram ao local para acompanhar a partida. Oito pessoas foram presas e o saldo terminou com mais com 12 feridos. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos