New York Times decreta morte do jogo bonito do Brasil

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Jornal critica o futebol do Brasil e usa imagem de David Luiz 'enforcando' jogador chileno

    Jornal critica o futebol do Brasil e usa imagem de David Luiz 'enforcando' jogador chileno

O futebol bonito e vistoso do Brasil não existe mais. O que vale agora é vencer, não importa como. Essa é a análise do New York Times, um dos jornais mais importantes do mundo. Em texto publicado nesta terça-feira, o diário norte-americano faz duras críticas logo nas primeiras linhas ao futebol mostrado pela equipe de Felipão nesta Copa do Mundo.

"Brasil evita o 'jogo bonito' por um estilo mais tosco (ou grosseiro)", avisa o NYT, logo depois de o título resumir que a vitória agora tem mais prioridade que a estética.

O texto diz também que a Copa acabou com uma das maiores crenças do esporte, a de que o futebol brasileiro é um símbolo de jogo que, "acima de tudo, encanta e entretém". "O Brasil tem uma versão feia de futebol atualmente, assumidamente perseguindo o mesmo que qualquer time almeja: vitórias", continua a análise.

O New York Times cita Pelé como integrante da era do futebol bonito e recorre a opiniões de jornalistas, inclusive brasileiros, argumentando que o "futebol arte" deu lugar ao "futebol força".

Aproveitando o duelo semifinal entre Brasil e Alemanha desta terça-feira, no Mineirão, o jornal norte-americano ainda cita o time europeu como o melhor representante do "jogo bonito" entre os quatro semifinalistas da Copa (os outros são Argentina e Holanda), destacando os alemães Thomas Müller, Bastian Schweinsteiger and Toni Kroos.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos