Salvador se despede da Copa com a visita aproximada de 700 mil turistas

Vagner Magalhães

Do UOL, em Salvador

Dentro da Arena Fonte Nova, cerca de 300 mil torcedores acompanharam as seis partidas disputadas no estádio durante esta Copa do Mundo. Fora dele, Salvador recebeu cerca de 700 mil turistas, com a presença aproximada de 70 mil estrangeiros. Durante o torneio, 11 das 32 seleções atuaram no estádio.

Os números são provisórios, mas estão dentro da previsão da secretaria de Turismo da Bahia. De acordo com o secretário Pedro Galvão, somente na primeira semana da Copa, 300 mil turistas visitaram Salvador. 
 
"Ainda não temos os números consolidados, mas deixamos esta Copa com um saldo bastante positivo. Somente na primeira semana do torneio, foram cerca de 300 mil visitantes. E mesmo depois do fim dos jogos, a cidade ainda deve se beneficiar de torcedores que aproveitam para conhecer o País", diz Galvão.
 
Das 11 seleções que disputaram jogos na cidade, a torcida que trouxe mais gente para acompanhar as partidas foi a Holanda. A estimativa é a de que cerca de 7 mil holandeses passaram pela cidade nos dois jogos disputados na Arena Fonte Nova, contra Espanha e Costa Rica.
 
E a presença de estrangeiros só não foi maior porque das seleções latino-americanas com maior número de torcedores nesta Copa, como México, Chile, Argentina e Colômbia não realizaram nenhuma partida em Salvador.
 
Das seleções que jogaram no Estado, foram oito européias: Holanda, Espanha, Portugal, Alemanha, França, Suíça, Bósnia e Bélgica. EUA, Costa Rica e Irã completam a lista.
 
"Muitos (dos turistas) passaram rapidamente por Salvador, mas as pesquisas preliminares mostram que eles gostaram do que viram. Isso é importante para futuras visitas", diz o secretário. A secretaria estima que a Copa do Mundo tenha injetado cerca de R$ 1 bilhão na economia da cidade. 
EFE/EPA/KOEN VAN WEEL
 
Ao fim da fase de grupos, o Fórum de Operadores Hoteleiros informou que a média geral de ocupação dos hotéis em dias de jogos e na véspera deles ficou em 90% na cidade de Salvador, a segunda maior do Brasil. Ficou apenas atrás do Rio de Janeiro, com 92%. A média das 12 sedes foi de 80%.
 
Ney Campello, que comanda a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Bahia (Secopa-BA), diz que o resultado obtido foi satisfatório. "As coisas funcionaram muito bem aqui e a Copa acelerou algumas obras na cidade. A satisfação das pessoas que nos visitaram deixam uma satisfação enorme", diz.
 
Fonte Nova
Dos 159 gols marcados nos 60 jogos da Copa do Mundo até as quartas de final, 24 deles ocorreram na Arena Fonte Nova. O estádio começou a chamar a atenção já em sua primeira partida, a surpreendente goleada de 5 a 1 da Holanda contra os ainda atuais campeões do mundo, a Espanha. Em seguida, a Alemanha fez 4 a 0 contra o apático Portugal de Cristiano Ronaldo. Quatro dias depois a França faria 5 a 2 na Suíça.
 
A fama se espalhou e a incrível média de quase seis gols por partida começou a diminuir: a Bósnia venceu o Irã por 3 a 1 e depois vieram dois empates sem gols: Bélgica x EUA (2 a 1 na prorrogação) e Holanda e Costa Rica, decidida nos pênaltis a favor dos holandeses. No próximo dia 16, o estádio reabre, agora como palco do Campeonato Brasileiro, com a partida entre Bahia x São Paulo. Os 24 gols totalizam uma média de quatro por partida, computada a prorrogação de Bélgica x EUA.
 
No atual Campeonato Brasileiro, o Bahia disputou três partidas na Fonta Nova. A equipe perdeu para o Cruzeiro por 2 a 1, bateu o Botafogo por 1 a 0 e empatou o clássico com o Vitória por 1 a 1, com a média diminundo para a metade: 2 gols por jogo.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos