Testes indicam Willian, Ramires ou Bernard como substitutos de Neymar

Paulo Passos

Do UOL, em Fortaleza (CE)

Já uma realidade, a ausência de Neymar na Copa do Mundo gera um vácuo sem precedentes no time de Felipão. O camisa 10 é o único jogador onipresente na nova era Scolari na seleção brasileira. Até agora, desde a preparação para a Copa do Mundo, três jogadores substituíram o atacante: Willian, Ramires e Bernard.

O trio aparece com mais força na lista de prováveis opções para a vaga. Neymar se lesionou nos minutos finais da vitória sobre a Colômbia, na última sexta-feira, em Fortaleza. Ele fraturou uma vertebra após sofrer uma entrada de Zuñiga, aos 41 minutos do segundo tempo. 

"Infelizmente ele teve uma lesão benigna no processo transversal da terceira vértebra. Ele não precisará passar por uma cirurgia, mas terá de usar uma cinta e fazer fisioterapia. Não é possível precisar o tempo que ele volta, provável algumas semanas, mas ele não tem mais como jogar a Copa", disse Rodrigo Lasmar, médico da seleção, que deu detalhes das próximas etapas para a recuperação do atleta,

"É um tratamento conservador, uma cinta com imobilização, para dar mais conforto para a dor. Será necessário para que ele cicatrize essa fratura primeiro e depois possa voltar a ter uma vida normal", completou o médico.

Nos treinos da seleção brasileira na preparação para a Copa do Mundo, Neymar figura na lista de jogadores que nunca foram poupados. Somando os amistoso e os jogos do Mundial, foi substituído três vezes, sempre no final das partidas.

Willian

Gaspar Nóbrega/VIPCOMM
O ex-corintiano iniciou a Copa como cotado para ganhar uma vaga no meio campo da seleção. Após a estreia, na vitória sobre a Croácia, quando Oscar foi o melhor em campo, segundo Felipão, perdeu espaço.

Substituiu Neymar no último jogo da primeira fase, no 4 a 1 sobre Camarões, em Brasília. No jogo seguinte, diante do Chile, entrou no lugar de Oscar. Apesar de ter errado um pênalti, ganhou moral com Felipão por ter se prontificado para as cobranças.

"Errou, mas é uma experiência. Vai acrescentar algo para ele no futuro", disse o técnico.

Bernard

HEULER ANDREY/MOWA PRESS
Queridinho na Copa das Confederações, era seguidamente elogiado por Felipão. "Tem alegria nas pernas", repetia o técnico em 2013.

Desde então, se manteve presente nas convocações, mas com atuações mais tímidas. Substitui Neymar no amistoso contra a Sérvia, no Morumbi, antes da Copa do Mundo. No torneio, entrou nos minutos finais contra a Croácia e no jogo com o México, substituindo Hulk e Ramires, respectivamente. Nas duas chances que teve, não brilhou.

Ramires

Gaspar Nóbrega/VIPCOMM
Vetado por comportamento na Copa das Confederações, após se apresentar atrasado em Londres e pedir dispensa por lesão, voltou depois da conquista do torneio e virou o reserva mais titular da equipe. A polivalência o faz brigar por vagas de volante, meia e atacante na seleção.

Entrou no lugar de Neymar na vitória sobre a Croácia. Sua escalação diante da Alemanha seria a solução mais conservadora de Felipão, que teria em campo mais um jogador com características de marcação. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos