Técnico da Costa Rica aprova desempenho da equipe e critica arbitragem

Vagner Magalhães

Do UOL, em Salvador

O técnico da Costa Rica, Jorge Luis Pinto, afirmou na noite deste sábado, após a eliminação da sua equipe nos pênaltis contra a Holanda, nas quartas de final da Copa do Mundo, que a Costa Rica apresentou um futebol convincente, deixou o adversário em dificuldades, e lamentou a derrota nos pênaltis.

O técnico reclamou ainda da arbitragem, que "deixou de marcar um pênalti claro, para não dizer dois" para sua equipe, segundo ele.

"Sofremos esse golpe, mas estamos felizes também. Jogamos contra potências do futebol. Não fomos derrotados, mesmo tendo de sair do campeonato agora. A Holanda é uma equipe muito forte, reconhecida mundialmente. Estávamos em um mesmo nível. Precisamos melhorar algumas coisas, mas estamos em um bom nível", disse ele, lembrando das vitórias contra Uruguai e Itália e os empates contra Inglaterra, Grécia e Holanda.

"Não tivemos medo de jogar contra potências do futebol. Mesmo assim, acho que apresentamos uma imagem muito digna do futebol costarriquenho. A decisão por pênaltis é muito difícil", disse ele, elogiando o adversário.

"A Holanda não é uma equipe fácil. Tem jogadores que já jogaram na Europa, em ligas importantes, sabíamos que não seria fácil, mas brigamos desde o início. Muitas vezes tivemos sorte. A Holanda teve mais oportunidades que nós", disse ele.

O técnico fez um balanço positivo da participação da Costa Rica nesta Copa do Mundo. "Disse aos meus jogadores que eu e o país estava orgulhoso deles. E não é só o futebol, é a atitude, o comportamento deles em todas as partidas", disse ele. "Eu diria a eles que devem sentir grande orgulho da nossa seleção. O que nós aprendemos com o Mundial é que chegamos aqui e respeitamos todos, Itália, Inglaterra e Uruguai. Jogamos de igual para igual".

Ele disse que a decisão da Holanda, de trocar o goleiro na decisão por pênaltis, não foi decisiva para alterar o resultado da disputa. "Esse cara poderia ter entrado e não defendido nenhum pênalti", opinou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos