Zaga troca choro por cara feia e decide. Mas capitão desliza com cartão

Gustavo Franceschini, Paulo Passos e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Fortaleza (CE)

A semana foi de desconfiança e pressão para a zaga da seleção brasileira após as seguidas demonstrações de nervosismo de Thiago Silva no jogo das oitavas de final contra o Chile. Nesta sexta-feira, no entanto, o capitão do time de Felipão trocou as lágrimas por cara feia, ao estilo de seu companheiro de zaga, David Luiz. Juntos, intimidaram os colombianos e decidiram a vitória por 2 a 1 que valeu a vaga na semifinal da Copa do Mundo.

Além de segurarem o badalado ataque da Colômbia, David Luiz e Thiago Silva marcaram os gols que garantiram mais uma classificação. Com isso, a defesa brasileira repete o lado artilheiro. Na fase de mata-mata, apenas os zagueiros fizeram gols – David balançou a rede contra o Chile.

Com um gol após uma cobrança de escanteio logo no início do jogo, Thiago Silva ganhou moral, reverteu o cenário e voltou a ser o xerife de outras partidas.

A situação só não foi melhor para o capitão por conta de um deslize no segundo tempo -que lhe custará a escalação diante da Alemanha, na semifinal. Thiago impediu que o goleiro Ospina saísse jogando após uma defesa e recebeu seu segundo cartão amarelo na Copa, sendo suspenso automaticamente.

O lado chorão presente nas oitavas de final virou passado. "Isso aqui é Brasil, p... Isso é Brasil", desabafou o jogador na comemoração. "Eu te falei, eu te falei", disse David Luiz ao seu companheiro de zaga.

Na sequência da partida, o que se viu foi um capitão de palavras firmes, gesticulação até exagera e presente em várias partes do campo. Em diversas vezes, era o camisa 3 o responsável a passar os recados de Felipão aos companheiros.

Com a confiança recuperada, ele se mostrou a principal peça do setor defensivo brasileiro. Em pelo menos quatro investidas da equipe colombiana no primeiro tempo, Thiago Silva se antecipou e cortou a bola, evitando o perigo que rondava a área do goleiro Júlio César.

Antes do intervalo, ainda discutiu com colombianos que reclamavam da arbitragem e mandou o grupo de jogadores adversários calar a boca.

Na volta para o segundo tempo, Thiago manteve a boa atuação. E David apareceu para brilhar também. Além da firmeza no combate, marcou um bonito gol de falta aos 23min, tranquilizando a situação do time no placar.

Nem mesmo o pênalti que resultou no gol de honra da Colômbia minimizou a boa atuação e consequente recuperação da dupla que garante a defesa e também o ataque da seleção brasileira nesta reta final de Copa do Mundo.

Nos últimos minutos, Thiago e David seguiram interceptando bolas importantes e segurando a pressão colombiana. E sempre de cara feia, gesticuando com companheiros e intimidando os adversários.

Após o apito final, a Fifa ainda anuncioi no telão que David Luiz fora escolhido o melhor jogador em campo, reforçando a boa atuação da zaga.

Na próxima terça-feira, em Belo Horizonte, sem Thiago Silva, Dante deverá ser o companheiro de David Luiz. Eles terão a missão de parar a Alemanha na semifinal e espantar qualquer chance de um novo choro.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos