Dona de futebol bonito e um excelente camisa 10: Colômbia "imita" Brasil

Luís Augusto Símon

Do UOL, em São Paulo

  • Julio Cesar Guimaraes/UOL

    James Rodríguez é o camisa 10 da Colômbia

    James Rodríguez é o camisa 10 da Colômbia

É um time que usa camisa amarela e que tem um grande camisa 10. Joga o futebol mais bonito da Copa. Está invicto com 100% de vitórias. Não é o Brasil, é a Colômbia. Mas, se tem semelhanças históricas com o futebol brasileiro, o time dirigido por Jose Pekerman tem muita coisa parecida com uma seleção específica do Brasil: aquela que foi vice-campeã do mundo em 1998, na França.

Comecemos pela estrela maior. James Rodriguez, o canhoto de 22 anos que tem cinco gols marcados em quatro jogos pode ser comparado com Rivaldo. São jogadores capazes de criar joias inesquecíveis: o gol de James Rodriguez contra o Uruguai, matando a bola no peito e, de virada, sem deixar que ela caísse, vazando o gol de Muslera, no ângulo direito. Como não lembrar da bicicleta mortal de Rivaldo contra o Valência em 2001, no final do jogo, acabando com um empate de 2 a 2.

Em seguida, duas comparações em que o Brasil leva vantagem: Taffarel é melhor que Ospina e Ronaldo é melhor que Teo Gutierrez ou Jackson Martinez. Se pensarmos em números, melhor que os dois juntos. Mas os colombianos são bons. Os atacantes, pelo menos, estão em melhor fase do que Fred.

As duas defesas tem os laterais como pontos altos. Zuniga e Armero são melhore que Yepes e Zapata, assim como Cafu e Roberto Carlos se sobressaíam em relação a Junior Baiano e Aldair.

E os volantes? Vindos de clubes menores, foram bancados pelos treinadores. Cesar Sampaio (Yokohama Flugels) e Dunga (Jubilo Iwata) estavam no Japão, enquanto Gomez joga no Elche e Aguilar no Toulouse.

O desempenho da Colômbia em 2014, nos quatro primeiros jogos, é melhor que o do Brasil de 1998. Foram 11 gols marcados e dois sofridos, com 12 pontos ganhos. 100% de aproveitamento. O Brail de Zagalllo, em 98, estreou vencendo a Escócia (2 a 1), fez 3 a 0 no Marrocos e falhou feio contra a Noruega, perdendo por 2 a 1. De virada, nos últimos dez minutos. No quarto jogo, goleou o Chile por 4 a 1.

No quinto jogo, o Brasil venceu a Dinamarca por 3 a 2. Para se igualar como Brasil do passado, a Colômbia precisa vencer….o Brasil do presente.

E uma de suas armas é alguém que está desequilibrando, em 2014, qualquer comparação que o envolva. Cuadrado, marcando e atacando pela direita, está jogando bem mais do que Hulk. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos