Turista da Copa quer conhecer praias, Ouro Preto e a noite de BH

Do UOL, em São Paulo

  • Jamie Squire/Getty Images

Seja qual for a cidade em que estiverem pelo Brasil, os turistas estrangeiros que vieram ao país para acompanhar a Copa do Mundo só pensam uma coisa: as praias. 

O UOL Esporte realizou uma pesquisa nas 12 sedes do Mundial e conversou com espectadores do torneio de 36 nacionalidades diferentes para saber, fora os jogos, qual era o programa que eles mais gostaram de fazer. E a resposta de 31,1% dos entrevistados foi passear pelas praias do Brasil. 
 
Entre elas, as mais citadas estão Copacabana, a grande campeã ao ser escolhida por 13,7% desta parcela dos visitantes, a do Futuro, em Fortaleza, e da Pipa, em Natal. Ipanema, no Rio de Janeiro, Canoa Quebrada, no interior do Ceará, e Ubatuba, em São Paulo, também foram citadas. 
 
Outros programas, no entando, também foram bastante lembrados. A segunda posição geral, com 8,1%, ficou com a noite brasileira, sendo que os bares de Belo Horizonte foram os mais citados pelos turistas. O Pão de Açucar, no Rio de Janeiro, e passeios por Salvador, que incluem museus e o Pelourinho, ficaram empatados com 4,6%. 
 
Outros dois passeios, porém, apesar de não aparecido entre os mais votados, foram os que mais geraram comentários de encanto entre os visitantes. Para quem foi a Manaus, a experiência na floresta chamou a atenção. "O Rio Amazonas se formando no encontro das águas foi especial para mim", afirmou o suíço Diego Dudli, de 26 anos. "Experiência única para alguém que vive em Nova York", também comentou a americana Beckey Bright, de 27. 
 
A capital federal, em especial seus monumentos como a Catedral, é outro lugar que surpreendeu diversos turistas. "Brasília é uma cidade muito bonita. Toda a arquitetura é fantástica", descreveu a dentista americana Monica Aguelo, de 39.
 
Ouro Preto, cidade colonial que fica a 90 quilômetros de Belo Horizonte, também ficou entre os programas mais citados, junto com a Savassi, na capital mineira, e o passeio no Cristo Redentor, no Rio. 
 
Pelo lado negativo, é importante destacar que 6,6% dos entrevistados afirmou que estava focado apenas em ir aos jogos. Entre estes, algumas pessoas disseram que simplesmente não tinham interesse nos passeios turísticos do país e outros citaram os custos, o que inclui transporte, hospedagem e alimentação, que acabam limitando as opções. 
 
Além disso, também tiveram os que apontaram as Fan Fests, eventos oficiais criados para a Copa do Mundo como melhor programa turístico, o que exclui as atividades do país fora do período do Mundial. 
 

Principais passeios dos turistas da Copa no Brasil
  • 1º. Praias pelo Brasil - 31,1%
  • 2º. Bares e vida noturna - 8,1%
  • 3º. Nada, veio ao país apenas pelos jogos - 6,6%
  • 4º. Pão de Açucar - 4,6%
  • 5º. Salvador (museus e Pelourinho) - 4,6%
  • 6º. Passeios por rios e floresta Amazônica - 4,2%
  • 7º. Brasília (monumentos, Esplanada e Catedral) - 3,8%
  • 8º. Fan Fests pelo Brasil - 2,7%
  • 9º. Ouro Preto - 1,9%
  • 10º. Savassi (Belo Horizonte) - 1,9%
  • 11º. Cristo Redentor - 1,5%

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos