Quem são os melhores da Copa? Os números da Fifa dão pistas

Do UOL, em São Paulo

O zagueiro David Luiz terminou as oitavas de final da Copa do Mundo na liderança de um ranking divulgado pela Fifa em seu site oficial. Com uma média de 9,79, o camisa 4 está à frente de James Rodríguez. A lista leva em conta o aproveitamento de índices levantados pela entidade, como desarmes, precisão de passes, finalizações e movimentação em campo. A eleição de melhor jogador do Mundial, no entanto, não utiliza o critério desse ranking. O prêmio é concedido por meio de uma votação de jornalistas do mundo inteiro, que analisam o desempenho técnico dos jogadores e as estatísticas. E, David Luiz, apesar do bom desempenho geral, não lidera nenhum dos índices da Fifa. 

Veja abaixo os melhores jogadores de cada quesito que devem servir de ajuda para os especialistas definirem o melhor da Copa brasileira:

Messi e goleiros, os melhores em campo

Robert Cianflone/Getty Images

Ao final de cada partida, a Fifa elege o melhor jogador em campo de acordo com votação popular em seu site. O líder absoluto neste quesito é Lionel Messi, escolhido como o destaque do jogo pelos internautas em todos os quatro jogos da Argentina até aqui. Atacantes como Messi e colombiano James Rodriguez (eleito três vezes) normalmente são os jogadores preferidos entre os torcedores por decidirem as partidas com belos gols e lances mais plásticos. Mas, por dez oportunidades, eles foram preteridos por seus antagonistas: os goleiros.

Guillermo Ochoa (México), Keylor Navas (Costa Rica) e Tim Howard (Estados Unidos) foram eleitos duas vezes cada os melhores. Além deles, Júlio César (Brasil), Gianluigi Buffon (Itália), Alexander Dominguez (Equador) e Rais Mbolhi (Argélia) também chegaram a ser consagrados como os destaques da partida.

Cuadrado é o líder em assistências

REUTERS/Ricardo Moraes

Não bastasse a artilharia, o líder em passes para gol também vem dos próximos adversários do Brasil. É o meia Juan Cuadrado, que já deu quatro assistências. Na vice-liderança, com duas assistências, estão James Rodriguez (Colômbia), Benzema (França), Vargas (Chile), Müller (Alemanha), Oscar (Brasil), Feghouli (Argélia) e De Bruyne (Bélgica).

Messi e Robben deram um passe para gol, enquanto Neymar permanece zerado nas assistências.

Benzema é quem mais chutou a gol; Cristiano Ronaldo vice-líder

Quem mais finalizou na Copa do Mundo foi Karim Benzema, da França. O atacante do Real Madrid tentou 25 chutes a gol. O segundo maior chutador da Copa é Cristiano Ronaldo (23), seguido por Di María, da Argentina (22).

James Rodriguez, Neymar e Messi estão empatados na sexta colocação geral, com 15 finalizações cada. Na hora de acertar o gol, porém, é o colombiano quem tem melhor aproveitamento. Dos 15 chutes, James acertou 14. Neymar foi preciso em 13 finalizações e Messi acertou o gol em oito oportunidades. Robben deu 12 chutes a gol, 11 deles no alvo.

Robben, o "fominha"

AFP PHOTO/ YURI CORTEZ

Conhecido pela grande velocidade na condução, o holandês Robben é quem mais tentou invadir a área com a posse de bola, por dez oportunidades. Mertens, da Bélgica, e Gervinho, da Costa do Marfim, tentaram a jogada individual por sete vezes.

Os alemães Özil, Müller e Götze tentaram decidir sozinhos seis jogadas cada um, assim como Di María (Argentina) e Alexis Sanchez (Chile). Messi buscou o lance individual cinco vezes, Neymar, quatro, e James Rodriguez, duas vezes.

Alemães e argentinos: recordes de passes

Alemanha e Argentina costumam manter a posse de bola por bastante tempo em suas partidas. Como consequência disso, os cinco maiores passadores da Copa (Toni Kroos, Mascherano, Lahm, Fernando Gago e Mertesacker ) jogam em uma das duas equipes.

Neste ranking o Brasil aparece com destaque por seus laterais. Daniel Alves (7º no ranking geral) deu 309 passes e Marcelo (11º), 265 –com aproveitamentos de 78% e 76%, respectivamente.

Alexis e Neymar são os mais roubados

Os que mais tentam as jogadas individuais também encabeçam a lista de mais desarmados da Copa. Quem mais teve a bola roubada neste Mundial foi Alexis Sanchez (Chile), por 34 vezes. O vice-líder é Neymar (Brasil), com 31 desarmes sofridos.

O brasileiro Oscar aparece em 6º neste ranking geral, tendo a bola roubada por 21 vezes. Robben é o 8º, com 16 desarmes sofridos. Messi e Müller tiveram 14 bolas roubadas e James Rodriguez, apenas seis.

Van Buyten, o batedor de carteira da Copa

FP PHOTO / PEDRO UGARTE

O maior ladrão de bolas da Copa é Daniel Van Buyten, da Bélgica, com 37 desarmes. O chileno Gary Medel justificou o apelido de "Pitbull" e, atuando como terceiro zagueiro, roubou a bola por 36 vezes e é o vice-líder.

Na terceira posição aparecem Javier Mascherano (Argentina) e Luiz Gustavo (Brasil), com 34 desarmes. Thiago Silva é o 18º no ranking geral, com 25 roubadas de bola. Eleito pela Fifa o melhor jogador da Copa até o término das oitavas de final, David Luiz é o 22º maior roubador, com 24 bolas recuperadas. Entre os outros jogadores de defesa do Brasil, Marcelo tem 25 desarmes e Daniel Alves, 18.

Americanos correm mais que uma maratona

Os Estados Unidos deram trabalho neste Mundial, eliminando Portugal e Gana na primeira fase e levando o duelo contra a Bélgica para a prorrogação. Parte do sucesso da equipe treinada por Jürgen Klinsmann no Mundial pode ser explicada pela aplicação tática em campo.

O meia Michael Bradley foi o jogador que mais correu nesta Copa do Mundo. Foram 54,7 quilômetros em quatro jogos, 12,5 a mais que a distância percorrida durante uma maratona. Outro americano, Jermaine Jones, suou a camisa nesta Copa. O meia foi o terceiro maior corredor, com uma distância de 47,6 quilômetros, 5,4 a mais que em uma maratona.

Diaz, o Usain Bolt da Copa

REUTERS/Damir Sagolj

Usain Bolt nadaria de braçada como o jogador mais rápido da Copa. O jamaicano atingiu um pico de 43,9 km/h quando ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

A maior velocidade registrada nos campos brasileiros foi do costarriquenho Junior Diaz, que chegou aos 33,8 km/h. Completam o pódio da Copa o marfinense Serge Aurier (33,5 km/h) e, dividindo a medalha de bronze, Alvaro Pereira (Uruguai) e Gonzalo Higuain (Argentina), com 33,1 km/h.

Iraniano é o mais faltoso

O iraniano Andranik Timotian tem o mesmo número de bolas roubadas de Daniel Alves, 18, mas lidera uma outra lista. É o jogador que mais cometeu faltas nesta Copa do Mundo, com 12 infrações. Com 11 faltas aparecem Bryan Ruiz (Costa Rica), Obi Mikel (Nigéria) e Antonio Valencia (Equador).

Suspenso para o jogo contra a Colômbia por ter recebido dois cartões amarelos, Luiz Gustavo cometeu dez faltas, assim como Francisco Silva (Chile) e Besic (Bósnia).

Jô tem o segundo pior passe

Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Outro jogador brasileiro encabeça a lista se colocada pela perspectiva negativa. Jô é o segundo pior passador da Copa, com 38% de aproveitamento (nove toques corretos em 24). Só perde para outro atacante, o russo Kerzhakov, que tem 35% de precisão (acertou seis passes num total de 17).

Entre os candidatos a craque da Copa, Neymar tem o pior aproveitamento de passes: 63%. James Rodriguez tem 71%, Messi, 70%, e Robben, 65%.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos