Felipão indica time com Paulinho e Fernandinho contra a Colômbia

Do UOL, em São Paulo

Sem poder contar com Luiz Gustavo, suspenso, Luiz Felipe Scolari deve optar pela formação de um meio de campo com Fernandinho e Paulinho diante da Colômbia, nesta sexta-feira, pelas quartas de final da Copa do Mundo, no Castelão, em Fortaleza.

De acordo com o treinador, a entrada de Henrique no lugar de Fred em um treinamento foi apenas uma forma de testar o zagueiro como meio de campo e que isso poderá ser usado de acordo com o desenrolar do jogo.

"Dependendo do resultado, é uma situação que o Henrique estava acostumado comigo no Palmeiras. Mas lá no Palmeiras, ele não jogava com o Thiago e com o David Luiz. Era um pouquinho diferente", afirmou o treinador.

Uma das preocupações que o time rival desperta fica por conta de James Rodríguez, artilheiro da competição com cinco gols. Mesmo assim, Felipão afirmou que não fará nenhum tipo de marcação especial em cima do atleta. De acordo com ele, só vai ser

"Eu não vejo que nenhum time tenha feito marcação especial na Copa do Mundo. A não ser em determinado jogo: Holanda x México, se eu não me engano. Aí sim houve marcação. Ali eu vi. Mas nós não vamos fazer esse tipo de marcação a não ser no setor". 

Último treino na Granja mostrou opções

No último treino na Granja Comary, Luiz Felipe Scolari testou uma verdadeira revolução em seu time. No total, seis reservas foram observados durante o treinamento tático: Paulinho, Hernanes, Willian, Henrique, Maicon e Maxwell. No esquema sem o centroavante Fred, o técnico também alterou outras posições. Fernandinho, que ganhou uma vaga no meio-campo na última partida, foi para o time reserva, assim como o suspenso Luiz Gustavo. Com isso, três vagas foram abertas, ocupadas por Hernanes, Ramires e Willian.

Após cinco minutos, Felipão mudou, fazendo o time voltar a sua formação preferida, com um camisa 9 fixo e cinco jogadores no meio-campo. Com isso, ele usou Fernandinho e o ex-titular Paulinho como sua dupla de volantes, esquema que deve ser o escolhido. Nessa formação, os meias-ofensivos foram Oscar, Neymar e Hulk. Os três últimos jogadores usados por Felipão no treinamento foram o zagueiro Henrique, o lateral direito Maicon e o lateral esquerdo Maxwell. O último, por pouco tempo, menos de cinco minutos, quando Marcelo saiu de campo mancando ao lado do médico.

A utilização do ex-zagueiro do Palmeiras, porém, foi mais séria, mostrando que o técnico do Brasil está, mesmo, pensando em armar sua equipe com três zagueiros em determinada situação de jogo. Com a suspensão de Luiz Gustavo, Felipão ganhou um buraco no meio-campo: Fernandinho, seu reserva imediato, estava sendo usado como segundo volante. Antes de Henrique, ele testou Hernanes na função. Depois, recuou Fernandinho e voltou a usar Paulinho.

O terceiro teste foi com o zagueiro do Napoli, em um 3-5-2 sem centroavante. Henrique entrou no lugar de Fred, trabalhando como terceiro zagueiro, com Fernandinho e Paulinho à frente da zaga. Neste momento, Maicon também entrou, no lugar de Daniel Alves.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos