Dunga defende Thiago Silva e diz que deseja Brasil x Argentina na final

Maurício Stycer

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Maurício Stycer/UOL

    Dunga e Cannigia conversam sobre Copa do Mundo durante evento no Rio de Janeiro

    Dunga e Cannigia conversam sobre Copa do Mundo durante evento no Rio de Janeiro

O capitão da seleção brasileira tetracampeã Mundial Dunga não vê problema na atitude de Thiago Silva como capitão do Brasil. Dunga defendeu o zagueiro no episódio do choro durante a partida de oitavas de final da Copa contra o Chile e contou que gostaria que a seleção enfrentasse a rival Argentina na final do Mundial.

"Cada uma tem uma forma de reação, uma personalidade. Tem que ver o ser humano também. Que pode ter virtudes e defeitos como todos nós, que também sente a pressão", ressaltou Dunga em um evento no Rio de Janeiro.

Para Dunga, não é apenas o capitão da seleção quem deve assumir o papel de líder do time. "O mais importante é que o grupo entenda essa reação e saiba da personalidade do Thiago. Não é só ele que tem que fazer a liderança. Todos tem que ajudar. Só quem tá lá dentro pode saber. O aspecto negativo é que o torcedor acha que o capitão é um cara forte, insuperável. O bom é que ele demonstrou ser um ser humano", completou.

Dunga também revelou que torce por um duelo entre Brasil e Argentina na final da Copa do Mundo. "Todos sonham com essa final, não só pela rivalidade, mas por tudo que representam para o futebol Até acredito que europeus, africanos e asiáticos torcem por essa final. Seria a final ideal para os sul-americanos e, especialmente, para nós brasileiros", opinou.

Outro que participou do evento junto com Dunga foi o ex-atacante da seleção argentina Caniggia, que também deseja uma final entre os rivais sul-americanos. "Seria o máximo uma final com o Brasil. É o que todos esperamos. Nunca houve uma final entre Brasil e Argentina. Adoraria que fosse Brasil x Argentina", disse. 

Em lados opostos das chaves de jogos da Copa do Mundo, Brasil e Argentina só duelam entre si em uma possível final da Copa. Antes disso, porém, o Brasil enfrenta a Colômbia nesta sexta-feira pelas quartas de final do Mundial. A Argentina encara a Bélgica, neste sábado. 

CRÍTICAS ÀS SELEÇÕES

Apesar de querer Brasil e Argentina na final da Copa, Caniggia quer ver mais futebol das duas seleções. " Brasil e Argentina ainda não jogaram como se espera. Argentina também tem sido criticada. O Brasil não pode ser apenas um ou dois jogadores. A Argentina também não. Esperamos que o grupo apareça".

Para Dunga, o que importa é a  classificação. "Fala-se em times ofensivos, mas o que se vê? Seleções marcando atrás do meio de campo, com jogadores velozes, que sabem definir. Quem define é o talento. Fala-se mal da Argentina, mas ganhou todos os jogos. Tem um time que ninguém tá falando, a França. Tá quietinho lá… Foi o que mais marcou gol", alertou.

SELEÇÃO PERIGOSA

Para o argentino, a seleção alemã é a que oferece mais perigo para as pretensões sul-americanas. "Alemanha, apesar de não ter jogado bem com a Argélia, é a equipe que mais propõe, sabe o que quer. Por isso é a mais difícil. Está um degrau acima das outras. Mas isso não quer dizer que seja favorita.

CRAQUES

Caniggia analisou os melhores da Copa até agora. " Neymar me surpreende muito, Messi obviamente, é o número um. Também me impressionou o Müller, esse menino da Colômbia, o James Rodriguez. E o Robben, tem jogado muito…", finalizou. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos