Corintiano sem movimentos do corpo fala de visita ao Itaquerão: "Perfeito"

Do UOL, em São Paulo

  • Arquivo pessoal

    Ricky Ribeiro fez de tudo para ir ao Itaquerão assistir a um jogo da Copa - e conseguiu

    Ricky Ribeiro fez de tudo para ir ao Itaquerão assistir a um jogo da Copa - e conseguiu

Ricky Ribeiro, o corintiano especialista em mobilidade urbana que não tem os movimentos do corpo, assistiu a um jogo da Copa do Mundo na última terça-feira, no Itaquerão.

Ele assistiu à partida entre Argentina e Suíça, vencida pelos primeiros, pelas oitavas de final da Copa. ver um jogo do Mundial de futebol in loco era um sonho de Ricky Ribeiro, que ele não poupou esforços para realizar, conforme contou o UOL Esporte.

Na última quarta-feira, Ricky descreveu como foi sua experiência no estádio. Sem poder mexer os braços e sem poder falar, Ricky escreveu este texto usando apenas os movimentos dos olhos, que são captados por um aparelho de leitura ocular, permitindo que ele "digite" com os olhos. leia, abaixo, suas impressões do jogo a que assistiu:

"Foi perfeito do princípio ao fim. A ida, de ambulância, foi rápida e tranquila, bem diferente das últimas vezes que andei de carro, no início de 2012. Foram dois anos sem sair de casa nem uma única vez. A última saída havia sido em junho de 2012, quando fiquei quinze dias internado para fazer uma traqueostomia.

Na chegada à Arena Corinthians veio a primeira boa surpresa: uma calorosa e simpática recepção pelos voluntários. Já dentro do estádio, fiquei encantado com a estrutura e beleza do local onde ficamos e com a espaçosa área que reservaram para nós. Localizado bem no meio do campo, acima da arquibancada inferior, o local é envidraçado, carpetado e amplo, fornecendo todo espaço e estrutura que eu precisava.

Mais uma vez, o diferencial foram as pessoas. A todo momento alguém da FIFA vinha até nós oferecendo ajuda e perguntando se precisávamos de algo. Sem saberem mais como me agradar, levaram o Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians e ainda responsável pela administração do estádio, e o Ronaldo Fenômeno para eu conhecer.

Para mim, este foi um dos momentos de maior emoção, especialmente por eu ser corintiano. Também foi muito gratificante assistir um jogo de Copa do Mundo, com emoção até o final da prorrogação, na nova arena do meu time de coração. Antes de irmos embora, passamos pelo posto médico, onde novamente todos foram muito amáveis e solícitos.

A ida à Arena Corinthians superou todas as minhas expectativas e foi uma experiência inesquecível. A emoção que senti ficará guardada comigo para sempre, mas tão emocionante quanto a ida ao estádio, foi o processo para viabilizá-la.

Foi incrível o empenho dos meus pais e o envolvimento de centenas de amigos e de muitas pessoas que eu nem conhecia, mas que não mediram esforços para realizar meu sonho. Sinto que cada uma dessas pessoas, de alguma forma, estava lá comigo neste momento especial."

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos