Último revés do Brasil para Colômbia teve Careca Bianchesi e gol de smurf

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

Às vésperas do confronto entre Brasil e Colômbia pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2014, a última vitória da seleção colombiana sobre a brasileira parece uma mancha distante no passado. O próximo dia 13 de julho marcará 23 anos desde a última vez na qual os vizinhos saíram vitoriosos em um confronto com o time brasileiro.

A partida foi válida pela Copa América de 1991 e o placar acabou em 2 a 0. O Brasil contava com alguns dos jogadores que, três anos depois, conquistariam o tetracampeonato nos EUA: Taffarel, Cafu, Mazinho, Ricardo Rocha, Márcio Santos, Mauro Silva, Branco e Raí. Neto e Renato Gaúcho também estavam no elenco, ao lado de atletas menos "glamourosos", casos de Sílvio, do Bragantino, Wilson Gottardo, então no Flamengo, e o contestadíssimo camisa 9 Careca Bianchesi, do Palmeiras, que entrou durante a partida.

Do lado colombiano, René Higuita, Carlos Valderrama e Freddy Rincón. Quem roubou a cena, porém, foi o atacante Antony de Ávila, conhecido na Colômbia como "smurf" (pitufo, em espanhol). De Ávila não era azul, mas tinha 1,56 m de altura – mesmo assim, conseguiu se infiltrar entre os gigantes Cléber e Ricardo Rocha e abrir o placar. Iguarán marcou o segundo.

Mesmo com o tropeço, o Brasil foi vice-campeão, atrás da Argentina. A seleção alviceleste contava com o destaque do torneio um jovem e letal atacante do Boca Juniors, chamado Gabriel Batistuta. Os seis gols de Batistuta o levaram à Fiorentina, da Itália, logo após o torneio.

Muitas histórias além do smurf goleador, de Careca Bianchesi com a camisa 9 do Brasil e de um Batistuta jovem marcaram o mundo há 23 anos. Algumas começaram ali, outras terminaram – era tudo muito diferente.

Futebol

O ano de 1991 foi bem atípico para o futebol. Pouco mais de um mês antes, um clube da então Iugoslávia chocou o milionário futebol europeu, conquistando de forma espetacular o título da Liga dos Campeões. O Estrela Vermelha de Belgrado tinha vários jogadores que acabariam defendendo gigantes da Espanha, Itália, e Inglaterra, como Dejan Savicevic, Robert Prosinecki e Sinisa Mihajlovic. No final do ano, ainda seria campeão mundial em Tóquio.

AP/Carlo Fumagalli
Savicevic saiu do Estrela Vermelha e foi para o Milan, onde ganhou outra vez a Liga dos Campeões

O título mundial foi em cima do Colo-Colo, que, por sua vez, havia conquistado pela primeira vez a Libertadores – único título de um clube chileno na história da competição. No Brasil também teve título histórico: o Criciúma, de Roberto Cavalo e Jairo Lenzi, comandado por Luiz Felipe Scolari, foi o campeão da Copa do Brasil.

Tecnologia

Internet era, para um brasileiro comum, algo interessante e futurista sobre o qual se lia em uma revista de tecnologia. O uso era restrito a órgãos do governo e institutos de pesquisa – o primeiro serviço de e-mail gratuito só apareceria em 1993; os primeiros sites, em 1995.

A telefonia celular também engatinhava, e começou a ser utilizada no Rio de Janeiro apenas um ano antes, em 90. Segundo dados da Anatel, em 1991, o Brasil tinha apenas 6,7 mil aparelhos. Para saber o que acontecia no mundo, as opções eram jornais, rádio e televisão.

Música e entretenimento

Dois meses antes da partida entre Brasil e Colômbia, Silvio Santos estreou um programa que acabaria ficando no ar por dez anos: no dia 5 de maio, o "Topa Tudo por Dinheiro" foi ao ar pela primeira vez, e ficou nas noites de domingo até 2001. No mesmo mês, o SBT importou a novela "Carrossel", que viria a fazer um sucesso estrondoso no país, e ganhou até remake, mais de 20 anos depois.

Fora do país, também houve lançamentos: a série "Família Dinossauros" começou a ser exibida em abril na rede norte-americana ABC, se tornou febre nos EUA, e depois no Brasil, embora tenha durado pouco. A série "Dallas", por sua vez, chegou ao final após 14 temporadas de sucesso e vários recordes quebrados no mundo inteiro. O "Programa do Bozo" também chegou ao fim da linha, e foi cancelado, devido a problemas pessoais do palhaço.

Reprodução
Capa do disco "Nevermind", do Nirvana, que completa 20 anos em 2011

O ano marcou uma verdadeira passagem de tocha na música, especialmente no rock: a banda inglesa Queen lançou seu último disco com a participação de Freddie Mercury, que faleceu meses depois. O vácuo deixado pelo adeus do cantor foi preenchido por dois álbuns históricos, primeiros de duas bandas que rapidamente ganhariam o mundo: "Nevermind", do Nirvana, e "Ten", do Pearl Jam.

Em terras brasileiras, uma jovem dupla sertaneja aparecia no cenário musical, e lançava seu primeiro disco. "É o amor", de Zezé di Camargo e Luciano, foi um sucesso. Outra dupla, mais jovem ainda, seguiu o mesmo caminho: Sandy e Júnior também gravaram o primeiro CD.

Política

18.set.2008 - Tim Shaffer/Reuters
O ex-líder soviético Mikhail Gorbachev

Um mês depois da vitória colombiana na Copa América, o presidente da então União Soviética, Mikhail Gorbachev, foi alvo de uma tentativa de golpe. Gorbachev conseguiu reverter a situação e se manter no poder, mas, pouco a pouco, a União começou a se desintegrar. De agosto a dezembro, Ucrânia, Estônia, Letônia, Belarus e Armênia se tornaram independentes. No final do ano, a União Soviética deixou de existir.

Lembra do Estrela Vermelha? O time passou a ser um misto de croatas e iugoslavos – a Croácia também se tornou independente e deixou de ser parte da Iugoslávia em 1991.

Foi também nessa época, embora antes da Copa América, que Saddam Hussein se tornou mundialmente conhecido. Os EUA, apoiados por 27 países, atacaram o Iraque em janeiro, dando início a Guerra do Golfo, que durou pouco mais de um mês, terminando no final de fevereiro.

No Brasil, foi assinado o Tratado de Assunção, que criou o Mercosul.

Na última vitória da Colômbia sobre o Brasil, James Rodriguez tinha um dia de vida; Neymar não era nascido. A missão do primeiro, na sexta-feira, é difícil – o quanto o mundo mudou desde 91 dá a dimensão do tamanho do tabu. Ele pouco importa, porém, quando o que está em jogo é uma vaga nas semifinais de uma Copa do Mundo.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos