"Não há mais nações dominantes na Copa", diz presidente da Fifa

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Em discurso em seminário da Fifa/FGV, o presidente da federação internacional, Joseph Blatter, afirmou que a Copa-2014 marca o fim do domínio de algumas seleções dentro do cenário do futebol mundial, com um maior equilíbrio no cenário. Ele admitiu que há erros inclusive de árbitros, mas ressaltou o aumento do nível técnico do Mundial. E exaltou o fim da raiva social contra o futebol durante o Mundial, elogiando a organização por da competição porque não houve "nada de errado".

"Há surpresas. Não há mais nações dominantes. Isso acabou. Todo mundo está no mesmo nível. O nível aumentou muito. Ok, não está perfeito. Há incidentes porque jogadores, torcedores cometem erros. Arbitros também cometem erros. É a face humana do futebol"

Depois, lembrou que não houve manifestações significativas durante o Mundial ao contrário da Copa das Confederações. "Onde está esse raiva social? Onde estão as grandes manifestações? Cumprimento ao povo brasileiro. Eles aceitaram essa Copa. Eles fizeram disso um sucesso. É um sucesso não só do país, mas também um sucesso do futebol. "

Blatter ainda exaltou como um sucesso da Copa-2014 a organização do  "Temos oito jogos para jogar, que seja o mesmo padrão e atmosfera. Toda a imprensa estrangeira falou. Nada foi errado, tudo está bom. Claro que não é perfeito. Os estádios não estariam prontos? Eles estão prontos. Os estádios são obras de artes", contou o dirigente.

Ele lamentou que não exista uma laboratório antidoping dentro do Brasil com capacidade para exames para o Mundial. Tudo tem sido feito na Suíça. "Espero que tenha para o Rio-2016, ou para depois."

O presidente da Fifa também visitaria os árbitros da Copa-2014, nesta terça-feira, com o objetivo de discutir inovações na arbitragem. Sua ideia é implantar dois desafios dos técnicos às decisões dos juízes. "Vou ouvi-los sobre isso", afirmou.

Feliz com a Copa, Blatter disse que o futebol está parando os países com as prorrogações e disputas emocionantes até o final. "É o drama da vida."

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos