Humorista do tetra tenta salvar seleção de tensão: "psicóloga não resolve"

José Ricardo Leite e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Fortaleza (CE)

  • Marcelo Camargo/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Cantor e humorista Falcão visitou a seleção na Granja Comary em 1994. E quer repetir a dose esse ano

    Cantor e humorista Falcão visitou a seleção na Granja Comary em 1994. E quer repetir a dose esse ano

Luiz Felipe Scolari pode encontrar em Fortaleza a solução para o misto de nervosismo, pressão e ansiedade que toma conta dos jogadores da seleção brasileira na reta final da Copa do Mundo. Na cidade que servirá de palco para o confronto decisivo contra a Colômbia na próxima sexta-feira, pelas quartas de final do torneio, os famosos humoristas cearenses afirmam ter a receita para aliviar o estresse do time.

Após uma participação na fase de preparação para a Copa de 1994, o cantor Falcão quer aproveitar a "experiência" e promete pedir a Felipão uma conversa com o elenco antes do jogo de sexta.

"Tá faltando humor, leveza. Falta uma palhaçada ali na hora da preleção, uma descontração. Tem que ter uma dose de esculhambação e sacanagem. O Felipão é muito sério, tem aquele jeito gaúcho de bravo e não pode ser assim o tempo inteiro. Estão precisando chegar em Fortaleza e relaxar", disse o folclórico artista.

"Na Copa de 1994, eu fui à Granja, conversei com Branco, Ricardo Rocha, Dunga e até o Romário. E qual foi o resultado? Falta uma visita minha para o título. Naquele ano, chamei o Branco, fiz umas palhaçadas, contei umas histórias, dei instruções futebolísticas e sexuais. E ele fez aquele golaço contra a Holanda (quartas de final). Vou passar no hotel de Fortaleza e pedir ao Felipão para dar uma preleção. Eu resolvo isso", completou o cantor conhecido por seu estilo brega.

Sem perder o bom humor, Falcão tem uma sugestão curiosa para o grupo que está concentrado desde o dia 26 de maio, gozando de poucas folgas com familiares e mulheres no período

"Os meninos precisam dar uma volta em um cabaré daqui. Queria levar a turma lá. Não ia ter erro: seria vitória nas quartas, na semi e na final. Um cara que nem o Fred, por exemplo, está precisando de uma menina. E o Neymar? Marquezine é bonitinha e tal, mas precisa pegar aquela cearense firme. Eles necessitam de uma emoção aqui", brincou o artista.

Questionado sobre a eficácia da sugestão, Falcão garantiu que jogador prefere piadas e bom humor aos métodos que vêm sendo aplicados atualmente por Felipão e sua comissão técnica.

"Não adianta querer chamar palestrante sério, gente para falar de sucesso no mercado, essas coisas. Felipão e Parreira estão perdendo tempo com isso. Psicóloga também não resolve, não salva. Não dá. Tem é que descontrair na concentração. Essa é a receita, e Fortaleza é o lugar perfeito para acabar com esse nervosismo".

Eleito o melhor humorista do Ceará em 2013, Ery Soares também se colocou à disposição de Felipão para aliviar a tensão detectada no grupo. E ele entende do assunto.

Acostumado a palestras, Ery já foi convidado algumas vezes pelo time do Ceará para conversar com atletas em apresentações que misturam humor e piadas com motivação para futebol.

"Rapaz, acho que humor é o que eles mais precisam. Os caras estavam até chorando outro dia. Tem que levar uns dez humoristas para fazer graça com eles. Faço shows de motivação, bato papo com piada e interação. Isso sempre funciona. Se o Felipão precisar, é só chamar", disse o humorista e palestrante.

Campeão do mundo em 1994, o zagueiro Márcio Santos relembrou a visita do folclórico Falcão e ressaltou a importância da descontração no ambiente dos atletas em um período de Copa.

"Isso é legal, acho válido. O Ricardo Rocha, por exemplo, fazia a gente dar risada o dia inteiro na concentração. Fazia piada, palhaçada no dia do jogo. Na final, contra a Itália, rolávamos no chão de dar risada quando ele cometeu um erro ao fazer uma palestra. A pressão é cada vez maior, jogadores chorando, sentindo o peso de jogar no Brasil. Eu fui jogador, eles não estão querendo receber a bola e ir pro jogo. Dá a impressão que ninguém ser o novo Barbosa Ficou bem claro nesse jogo. Eles precisam relaxar um pouco diante disso", decretou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos