Fronteira do Brasil com a Colômbia será fechada para torcedores

Rodrigo Bertolotto

Do UOL, em Tabatinga (AM) e Letícia (Colômbia)

As cidades vizinhas de Tabatinga (Amazonas) e Letícia (Colômbia) tinham fechado um acordo para que as torcidas colombianas e brasileiras cruzassem a fronteira para comemorar após seus jogos durante a Copa do Mundo. Isso aconteceu até o último sábado, quando os dois selecionados se classificaram para as quartas de final. Agora, a ordem é fechar o passo de fronteira no confronto entre ambas na sexta.

A orientação é proibir a passagem de carros e motos com bandeiras nacionais de um lado para o outro antes e durante a partida. Depois da partida, haverá um bloqueio policial ainda maior nos dois territórios, para evitar atritos entre os torcedores.

O Estado do Amazonas vai enviar até reforço policial de Manaus. Um grupo de 20 PMs vai ser enviada para Tabatinga, que fica situada a mais de 1.000 quilômetros da capital amazonense. Há a possibilidade de homens de Força Nacional, que estão em outras operações na região, ajudarem no controle fronteiriço das torcidas.

Do lado colombiano também há movimentação nesse sentido, mas, como há um contingente de mais de 300 agentes em Letícia, não será necessária a vinda de mais policiais de Bogotá. "Nosso acordo funcionou bem durante a primeira fase da Copa, mas deve haver problemas se deixarmos uma torcida comemorar enquanto a outra sofre. O melhor é fechar a fronteira mesmo", afirmou o comandante policial em Letícia, coronel Gildário Taborda.

Já, no sábado passado, quando o Brasil e na sequência a Colômbia venceram seus jogos de oitavas de final, a circulação das carreatas de torcedores na cidade vizinha acabou gerando o que no jargão policial é chamado de "desinteligências", ou seja, de atritos a brigas.

Antes da Copa do Mundo, as polícias de Letícia e Tabatinga fecharam um acordo para permitir as carreatas de torcedores passarem pela avenida que serve de divisa entre os dois países. A polícia anfitriã receberia a caravana motorizada vizinha e a guiaria pelas ruas, enquanto a polícia conterrânea dos torcedores iria escoltando as centenas de festeiros no exterior.

A iniciativa partiu dos vereadores de ambas as cidades, por pedido de torcedores, afinal, essa invasão já acontecia de forma espontânea e desorganizada. Durante a primeira fase da Copa, tudo foi bem, principalmente porque Brasil e Colômbia jogaram sempre em dias diferentes.

"O torcedor poderá se manifestar livremente dentro do município de Tabatinga. O que ele não poderá é cruzar a fronteira Brasil-Colômbia com a situação de fazer uma manifestação de massa no outro país" disse o juiz federal Társis Augusto de Santana Lima, que decidiu pelo reforço policial como medida preventiva.

Tabatinga e Letícia são como uma mesma cidade, divididas por dois países. Há casas e ruas localizadas nos dois países. A integração passa também por muitas famílias binacionais. Mas a combinação de bebida, festa, gente motorizada, alegria de um lado e tristeza do outro vai ser evitada pelas autoridades locais nesta sexta.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos