Costa Rica lança campanha para evitar violência em dia de jogos da Copa
Do UOL, em São Paulo
-
AP Photo/Esteban Felix
Autoridades da Costa Rica anunciaram, nesta quarta-feira, que estarão em alerta para a próxima partida da seleção do país na Copa do Mundo. O motivo é o aumento nos casos de violência contra a mulher em dias de jogos.
Segundo dados do Ministério da Segurança público e do Instituto Nacional das Mulheres, o número de queixas recebidas em dias de jogos da Costa Rica aumentou cerca de 200% em relação a dias normais.
"Eles (dias de jogos) estão se transformando um feriado nacional em pesadelo para as famílias, e nós temos que parar com isso", disse a Ministra Alejandra Mora.
Uma campanha foi lançada nos principais meios de comunicação do país com o slogan de "Vamos dar um cartão vermelho à violência", em alusão ao mesmo critério usado no futebol para advertir um jogador que comete um ato violento na partida.
A campanha começou a ser divulgada nesta quarta-feira. No próximo sábado, a Costa Rica enfrenta a Holanda em partida válida pelas quartas de final da Copa do Mundo.
E o ministro da Segurança, Celso Gamboa, do país disse que a polícia vai estar preparada para lidar com queixas e que irá intensificar a concentração nos locais de vigilância.