Invasão colombiana em Fortaleza ainda é modesta e não assusta

José Ricardo Leite e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em Fortaleza

Quem esperava uma invasão colombiana na cidade de Fortaleza pode se decepcionar. Até esta quarta-feira, dois dias antes da partida decisiva contra o Brasil nas quartas de final, o número é muito menor do que o que se viu em outros jogos do país no Mundial ou comparado com outras seleções que passaram pela capital cearense.

Na terça-feira, chegada do time à cidade, cerca de 100 torcedores esperavam a delegação.  Nos dias em que a seleção mexicana esteve para jogos contra o Brasil, na primeira fase, e a Holanda, nas oitavas de final, a movimentação era muito maior na porta do hotel e diversos outros pontos da cidade, como Fan Fest e avenida Beira-Mar.

Segundo números divulgados pelo Secopa do Ceará, o número de ingressos vendidos para a partida das quartas de final que é procedente da Colômbia é de 2.000. No jogo contra o Brasil, na primeira fase, foram mais de 14 mil procedentes do México. No duelo das oitavas de final, entre mexicanos e holandeses, 7.200 ingressos comprados vieram do México. Além disso, mais de 3.000 vieram dos Estados Unidos, sendo que muitos de mexicanos que vivem por lá.

A expectativa do alto número de colombianos em Fortaleza para as quartas de final existia por outras invasões de torcedores do país a outras sedes, como Belo Horizonte, por exemplo, onde foi estimado um número superior a 30 mil pessoas para acompanhar o primeiro jogo do país em Copas do Mundo depois de 16 anos fora.                                          

O estudante de engenharia Carlos Orozco eram um dos quase 50 torcedores colombianos que estavam na frente do hotel Luzeiros, em Fortaleza, à espera da saída dos jogadores. Disse que só veio à capital cearense por ter comprado antecipadamente os ingressos para as quartas de final, antes de esperar o desfecho do grupo da equipe. "Tem pouca gente aqui, mas vou garantir o meu lugar", falou ao esperar a saída da delegação.

Apesar do número menor em relação a outros jogos e a mexicanos, os colombianos demonstraram animação na terça-feira e muitos deles cantavam e gritavam para os jogadores quando estes chegaram de ônibus para o hotel. 

Havia até um coro destinado ao maior craque brasileiro: "Sexta-feira será o velório de Neymar", gritava um grupo de aproximadamente dez torcedores da Colômbia.

Ainda assim, a secretaria de turismo do Ceará entende que o número pode aumentar em função de pedidos de ingressos terem sido feitos pelos torcedores do país quando estavam em cidades brasileiras e até mesmo muitos que devem chegar a partir de quinta-feira, sem ingresso.

"A partir de amanhã [quinta-feira] podem aparecer bem mais. O colombiano, o argentino, eles vêm sem ingresso, e se não tiverem, podem ir pra Fan Fest fazer a festa. Além disso, dois mil é o dado oficial da Fifa da procedência do ingresso, mas nós esperamos mais porque podem ter comprado por outra sede, como  o Rio de Janeiro, onde a Colômbia jogou pela última vez, ou dos Estados Unidos, por exemplo", falou Bismarck Maia, Secretário do Turismo do estado do Ceará.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos