Blindagem da Colômbia envolve até escalação de reservas para entrevistas

Vanessa Ruiz

Do UOL, em Cotia

Como vem mostrando desde as eliminatórias para esta Copa do Mundo, que encerrou em segundo lugar atrás da Argentina, a Colômbia não está para brincadeira. E não está dando brechas nem na hora das entrevistas coletivas. Em mais um ato de blindagem do elenco principal, a seleção colombiana escalou dois reservas para encararem a imprensa nesta terça-feira antes do treino desta manhã.

O zagueiro Carlos Valdés começou apenas a partida contra o Japão, na qual a Colômbia entrou já classificada para a fase eliminatória da competição, e não entrou nenhuma vez no decorrer dos outros jogos. Já o segundo goleiro Camilo Vargas não começou partidas e só deve fazê-lo caso haja alguma emergência envolvendo Ospina e o segundo goleiro da equipe. Se considerada a escalação da partida com o Uruguai pelas quartas de final, foram três reservas a dar entrevista nestes dois dias e apenas Carlos Sanchez de titular.

A justificativa do departamento da imprensa da delegação é de que há um revezamento entre os jogadores e que Valdés nem é tão reserva assim, é parte do elenco, mas todos queriam ouvir James Rodríguez, que, por enquanto, não veio. Nos 15 minutos permitidos para acompanhamento do treino, James fez suas atividades de costas para o alambrado onde a imprensa se aglomerava, para desespero de cinegrafistas e fotógrafos.

O artilheiro da Copa foi assunto nos dois dias de passagem da seleção colombiana por sua base em Cotia, no Centro de Treinamento das categorias de base do São Paulo F.C. Ele está se firmando como símbolo desta geração, mas os jogadores sempre optam por repartir a responsabilidade quando questionados sobre o peso de James no sucesso da Colômbia. 

"Nossa seleção cresceu muito na parte desportiva e mental, é uma equipe que se fortaleceu no dia a dia e está muito consciente do que está encarando. Enfrentaremos um rival difícil, mas confiamos muito no trabalho que estamos fazendo, o grupo todo", diz Carlos Valdés.

A atitude de Camilo Vargas, de manter as respostas curtas e diretas, o fez parecer um pouco contrariado pela tarefa que lhe foi dada (a de dar entrevista): "Sem dúvidas, a Colômbia está preparada para este compromisso", disse sobre o jogo com o Brasil. Mais adiante, respondendo a outra questão, complementou: "As duas seleções cumpriram bem suas tarefas, têm as mesmas aspirações e será um jogo mano a mano".

Para Valdés, é possível para a Colômbia chegar à final: "No começo, pensamos que era um sonho, uma grande aventura, mas agora temos os pés no chão e estamos trabalhando para melhorar cada vez mais". 

Ainda na tarde desta terça, às 16h, a Colômbia embarca para Fortaleza, onde enfrenta o Brasil na sexta-feira às 17h pelas quartas de final. Antes do duelo decisivo, será feito um treino secreto nesta quarta e reconhecimento de campo às 18h30 de quinta-feira na Arena Castelão, com entrevista coletiva (quiçá de algum jogador titular) marcada para as 19h40.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos