'Vergonha de 82' alimenta Argélia contra favorita Alemanha
Marinho Saldanha
Do UOL, em Porto Alegre
Alemanha e Argélia já tiveram histórias cruzadas na Copa do Mundo. Em 1982, a Alemanha interferiu diretamente na eliminação dos africanos vencendo a Áustria por 1 a 0 na partida que ficou conhecida como 'Jogo da Vergonha', pois ambos os times abdicaram de buscar o gol por se classificarem com o placar. Nesta segunda-feira, 32 anos depois, o destino coloca ambos frente a frente nas oitavas de final do Mundial.
O 'Jogo da Vergonha' sequer é citado pelos alemães. Segundo o técnico Joachim Löw, os atletas nem eram nascidos na época do duelo. Já o comandante africano, Vahid Halilhodzic, afirma que os jogadores querem a revanche depois da Argélia ter sido eliminada desta forma. O bósnio, que naquele ano defendeu a seleção da Iugoslávia na Copa, define o momento como 'triste'.
Em campo, a Alemanha não subestima o oponente e pede cautela ao desconhecido. Podolski está fora por apresentar uma lesão muscular. Boateng pode dar lugar a Mustafi na direita e, no meio-campo, Khedira e Schweinsteiger disputam uma vaga. Já a Argélia está fazendo história. É a primeira vez que a seleção chega às oitavas de final do Mundial. A equipe contará com o retorno do zagueiro Boughera, que foi desfalque no empate em 1 a 1 com a Rússia. Com isso, Belkalem deixa o time.
Eu fico irritado quando leio que essa partida será como uma revanche. A maioria dos jogadores do meu time não era nem nascida naquela época , técnico da seleção alemã
X A Alemanha é favorita, mas a Argélia é capaz de surpreender. Não temos nada a perder. Queremos ir para o Rio de Janeiro e visitar a praia de Copacabana , técnico da seleção argelina