Holanda: a seleção favorita do mundo que desagrada sua casa. Lembra alguém?

José Ricardo Leite

Do UOL, em Fortaleza (CE)

  • Xinhua/Rahel Patrasso

    Torcedores da Holanda se espremem para celebrar vitória sobre o México e classificação às quartas de final, na Fan Fest de São Paulo

    Torcedores da Holanda se espremem para celebrar vitória sobre o México e classificação às quartas de final, na Fan Fest de São Paulo

Se ser unanimidade é difícil, imagine então quando o assunto é o futebol. Prova disso é a Copa do Mundo de 2014, que vê uma questão curiosa: seleção que mais encanta o público e mídia tem oposição forte e é criticada em um lugar bem inusitado; sua própria casa. Por parte dessa descrição, até parece que o time em questão é pentacampeão mundial e o com mais conquistas do mais sonhado torneio entre países. Só que não.

Escolhida como a melhor seleção do Mundial por 35% dos jornalistas estrangeiros em pesquisa do UOL Esporte e um dos países que mais encantam os fãs, a Holanda não goza do mesmo prestígio com seus jornalistas e torcedores, que criticam o técnico Louis Van Gaal por algo que parece difícil de entender: jogar defensivamente.

A Holanda marcou até agora 11 gols em quatro partidas na Copa. Mas, frequentemente Van Gaal é espetado nas entrevistas coletivas pela imprensa de seu país pela forma como o time joga. Em São Paulo, após a vitória contra o Chile, chegou a dar um piti ao começar a cantarolar sua carreira vencedora e chamou um jornalista para assumir seu cargo no time.

Antes da partida contra o México, novos questionamentos à forma do time jogar. O treinador já deu um chega pra lá. "Não vou dar a resposta que vocês querem sobre isso. Próxima", falou. Depois de ouvir um holandês afirmar que o campeão mundial em 86 pela Argentina Jorge Valdano também criticava o time, disparou. "Não tenho o que falar. O fato de a pessoa falar isso diz muito sobre ela".

Os holandeses entendem que Van Gaal, apesar das vitórias, não deixa o time tão à vontade e alegre como deveria. A principal crítica é a de seu sistema de três zagueiros, um ficando na sobra. No país, a tática é chamada de cinco zagueiros, pois consideram a formação quando os laterais estão sem a bola. E formam uma linha com cinco. Os holandeses entendem que o zagueiro a mais tira do time a qualidade para ajudar o ataque, mesmo que um dos alas seja atacande ofício, Kuyt. Isso é visto como um retrocesso.

"Somos mais ou menos parecido com vocês brasileiros, muito críticos. O estilo holandês de se jogar é pra frente, como vencedores. Mas não é essa a mentalidade de Van Gaal. É engraçado, fazemos muitos gols, mas eles são frutos da individualidade de nossas estrelas. Robben e Van Persie são goleadores e estão em boa fase. Mas ele (Van Gaal) não ousa. Sempre tivemos times mais técnicos, e ele vem com cinco defensores? Sempre jogamos com quatro na defesa apenas", falou Edwin Cornelissen,  jornalista da rádio nacional holandesa.

"Robben, Van Persie e Sneijder têm que decidir tudo sozinho lá na frente. O time não os acompanha e não joga com eles. Não entendo porque jogar dessa maneira. Ganhamos na sorte", falou o torcedor Jaing Snokes.

O holandês parece ser ácido nas críticas assim como os brasileiros. Leon Tem Voorde, do jornal "De Persidenst", diz que Van Gaal não honra a bela escola holandesa de ataque. Mas dá um desconto e diz que essa é a maneira de vencer por considerar que a Holanda tem seu pior nos últimos 40 ou 50 anos.

"Na Holanda as pessoas têm dúvidas sobre o estilo de jogo desse time. É uma grande discussão, meio que igual a que vocês brasileiros têm. Nós queremos ganhar, mas nossa cultura é de jogar bonito. E os torcedores não gostam do jeito defensivo do time, que é muito pra trás. Acho que essa é a pior Holanda em que vi em 40 ou 50 anos. Temos uma estrela, Robben. O time é Robben e mais dez. Van Persie e Sneijder são bons jogadores, e o último nem está em sua melhor forma. Acho que é o que resta para Van Gaal jogar assim no contra-ataque. É o que dá pra fazer com o que ele tem em mãos", falou.

Exceto na goleada por 5 a 1 sobre a Espanha, toda vez que dá uma coletiva Van Gaal é vê um bombardeio de questões sobre tática por parte da mídia holandesa. Depois da vitória por 2 a 1 sobre o México, domingo, no Castelão, não foi diferente. "Nós utilizamos esquemas diferentes durante o jogo, nós mudamos. Usamos o 4-3-3 em algumas situações", rebateu.

Logo em seguida, alfinetou os críticos de seu país e mostrou estar confuso do porque outros dizem que seu time é favorito. "A mídia holandesa acreditava que jamais sobreviveríamos à fase de grupos. Não entendo, como, de repente, as pessoas dizem que nós somos favoritos."

A dupla sensação de favorita do mundo e criticada em casa da Holanda também se assemelha à seleção brasileira, que antes de a Copa começar era tida como a principal favorita pelo mundo todo, mas que desde o empate contra o México sofre com críticas e desconfianças.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos