Fernandinho vê elenco "cascudo" e dispensa ajuda psicológica para seleção

Do UOL, em São Paulo

O volante Fernandinho afirmou nesta segunda-feira (30) que a seleção brasileira não precisa mais de apoio psicológico externo para a Copa do Mundo. Segundo o jogador, os próprios atletas devem exercer essa função, apesar da presença de psicólogos profissionais na delegação.

"As conversas que nós tivemos com os psicólogos foram muito boas. Agora, são entre atletas. Todo mundo é muito experiente, bem cascudo, já tem condições de analisar as coisas, de tentar mudar o que está acontecendo. Isso pode fazer a diferença. Todo mundo sabe que tem que tentar melhorar", disse o atleta.

Fernandinho foi questionado várias vezes sobre um possível abalo emocional da seleção, indicado na reação dos jogadores durante o hino nacional e antes das cobranças de pênaltis contra o Chile, aliado ao fato de jogar em casa com status de favorita. O volante, no entanto, afirmou que cada um "reage da sua maneira" e negou qualquer desequilíbrio.

"Como ser humano, a gente pode ter uma emoção. Mas mesmo assim, conseguimos manter a concentração numa hora decisiva, que foi a cobrança dos pênaltis. Talvez quem mais conseguiu isso foi o Júlio César; antes mesmo das cobranças ele já transmitiu muita confiança pros jogadores . Prefiro creditar [a emoção] à confiança", disse, ressaltando que se tratava de sua opinião pessoal, e não da comissão.

"Falo da maneira que vejo. A gente tem uma responsabilidade muito grande porque representamos 200 milhões de pessoas que através do futebol podem ter uma alegria, um dia a dia melhor. A gente sabe disso e tem essa responsabilidade", acrescentou.

Brasil e Colômbia se enfrentam às 17h de sexta-feira (4), em Fortaleza.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos