Veja 9 coisas que você não sabia sobre o técnico mais figura da Copa

Do UOL, em São Paulo

As comemorações extravagantes de Miguel Herrera, o técnico do México, têm feito sucesso na internet e já fazem parte das imagens mais malucas da Copa. Contratado no final do ano passado para classificar o México ao Mundial, Herrera tem um histórico de sucesso treinando clubes, como o popular América, da capital do país.

Mas sua carreira como jogador tem momentos polêmicos. A extravagância que ele hoje mostra na beira do campo esteve presente quando ele jogava, assim como uma personalidade explosiva que sempre o levou a partir para cima quando contrariado.

O México enfrenta neste domingo a Holanda, pelas oitavas de final da Copa. O Placar UOL transmite a partida em tempo real a partir das 13h (de Brasília).

E o UOL Esporte listou alguns dos momentos que ajudam a atender quem é Herrera, apelidado de "Piojo" (piolho), por ter uma dificuldade incrível de ficar parado.

Miguel Herrera...

1) Já bateu em um torcedor que o provocou

Em 1993, quando atuava como lateral pelo Atlante, Herrera dava uma entrevista após uma derrota fora de casa para o León. De repente, um torcedor passa por trás dele e o provoca. Herrera perde a cabeça e dá uma voadora no torcedor. Caído, o sujeito ainda recebe um pisão do futuro técnico da seleção mexicana. A vítima precisou de atendimento médico.

2) Já tomou um banho de cerveja de um torcedor rival (e o xingou muito)

No ano passado, quando Herrera era treinador do América, um torcedor lhe atirou um copo cheio de cerveja. O "Piojo" se mostrou bastante chateado na entrevista coletiva após a partida. "É um cara que não se pode chamar de outra forma que animal. Está vendo um bom jogo, um espetáculo... podem suspender um estádio por idiotices como essa."

3) Já gravou um clipe e dançou ska

Reprodução / Youtube

Quando era treinador do Atlante, ele gravou um clipe em que dança e dubla uma música de seu gênero preferido, o ska. Bem mais magro e doze anos mais novo, Herrera faz caras e bocas e rebola e pula na frente das câmeras. Era quase um prenúncio do que ele exibiria nos gramados do Brasil.

4) Já disse que um técnico que não o levou para a Copa tinha "desvios sexuais"

Miguel Mejía Barón era o treinador do México para a Copa de 1994. Herrera estava na equipe, mas acabou cortado da relação final que iria aos EUA. Em uma entrevista no ano passado, soltou do peito toda a mágoa que guardava há quase duas décadas pelo ex-treinador. Disse que não aprendeu nada de bom enquanto estava com ele e acusou Barón de ter "desvios sexuais".

5) Já recebeu um tapa em campo (e revidou com um chute na canela)

Esse episódio, pelas Eliminatórias, foi considerado pela imprensa como o grande motivo para a Herrera ser cortado do Mundial dos EUA. Em uma partida contra Honduras, o lateral se envolveu em uma briga com Dolmo Flores e acabou recebendo um tapa na cara. No lance seguinte, revidou com um carrinho violento na canela do hondurenho. Foi expulso e não seria mais convocado.

6) Já saiu do banco para bater em um jogador rival

Em 1997, ele atuava pelo Toros Neza e estava no banco em um "amistoso" contra a seleção da Jamaica. Depois que um jamaicano deu uma entrada criminosa em um companheiro, Herrera saiu do banco para revidar. Foi o início para uma batalha campal entre jogadores dos dois times.

7) Já gravou um comercial com um papagaio (e provocou o repúdio dos protetores de animais)

Reprodução / Youtube

Já treinador da seleção mexicana, Herrera protagonizou uma propaganda de um site de classificados. Na tela, ele aparecia com um papagaio no ombro, que havia sido comprado no tal site. O Ministério do Meio Ambiente mexicano notificou a empresa, pedindo a retirada do anúncio do ar. Motivo: a espécie de papagaio mostrada está em risco de extinção, e a peça incentivaria o comércio ilegal da ave.

8) Já foi acusado de mandar bater em um jogador adversário (e se defendeu, dizendo que se fosse para bater, bateria ele mesmo)

Em 2006, quando comandava o Monterrey, o "Piojo" foi acusado de mandar seus atletas baterem em um jogador rival, Carlos Ramírez. Diante da acusação, o técnico deu a seguinte declaração: "Se eu quisesse bater nele, bateria eu mesmo e pronto. Não vou mandar ninguém fazer isso, já que eu tenho as calças bem firmes."

9) Já sofreu bullying na infância por não ter o pai por perto (e diz que isso o fez virar um brigão)

Em entrevista a um jornalista mexicano neste ano, Herrera voltou a sua infância para explicar por que tem a personalidade tão explosiva. De acordo com o treinador, ele cresceu em um bairro violento e pobre, distante do pai, e isso o fez virar alvo das crianças maiores, que praticavam bullying contra ele. "Eu tive que aprender a brigar para me defender", disse o "Piojo".  

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos